TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avançando na concepção de Didática

Por:   •  6/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PORTFÓLIO 1 – CICLO 02
Tema: Avançando na concepção de Didática.

Objetivos
- Compreender qual o objetivo de estudo da Didática
- Avançar na concepção pessoal de Didática para além de uma ideia técnica.
- Reescrever a concepção de Didática a partir do pensamento: processo de ensino.

Descrição da atividade
Para realizar esta Atividade Portfólio 1 – Ciclo 02, você deve inicialmente:

1) Refletir sobre sua concepção pessoal de Didática.
2) Refletir sobre uma nova concepção, demonstrando que o objeto de ensino da Didática é o processo de ensino, pense sobre as seguintes palavras: processo, ensino, aprendizagem (ou aprender), professor, aluno, aula (outras palavras podem ser utilizadas, mas as citadas são significativas).
3) Outro ponto importante para refletir: o que você percebe de inadequado na sua primeira concepção de Didática e o que você avançou, a partir do que estudou em VEIGA, I. P. A. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, I. P. A. Repensando a Didática. 29. ed. Campinas: Papirus, 2011, p. 51:

“A Didática é voltada para a compreensão do processo de ensino e suas relações, quais sejam: educação-sociedade, finalidade-objetivos, teoria-prática, conteúdo-forma, ensino-pesquisa, ensino-aprendizagem, ensino-recursos didáticos, ensino-avaliação (1996, p.7 apud VEIGA, 2011, p. 51). Apresente pelos menos duas inadequações e duas adequações”.

4) Como você deve apresentar suas reflexões/estudos? A forma de entrega de sua Atividade Portfólio 1 – Ciclo 02 será respondendo à 06 (seis) questões. Copie as questões em arquivo word e responda de forma argumentativa, reflexiva, indicando suas novas pesquisas, suas considerações a cada questão.

Estrutura:

NOME DO ALUNO (A):
RA:
ATIVIDADE PORTFÓLIO 1 – CICLO 02

Avançando na concepção de Didática

Questão 01 – Descreva sua concepção pessoal de Didática (fale sobre essa ideia antes mesmo de iniciar os estudos para o fórum/interatividade de abertura e o início dos estudos dos ciclos 01 e 02).

Questão 02 – Escrever agora, uma nova concepção, demonstrando que o objeto de ensino da Didática é o processo de ensino. Você deve utilizar obrigatoriamente, em sua resposta, as seguintes palavras: processo, ensino, aprendizagem (ou aprender), professor, aluno, aula.

Questão 03 – Agora, fale sobre o que estava inadequado (ou o que você considera que estava) em sua primeira concepção de Didática, depois de nossos estudos, principalmente refletindo sobre VEIGA, I. P. A. Repensando a Didática.

Questão 04 – O que está adequado agora e o que melhorou na sua segunda concepção de Didática, considerando VEIGA, I. P. A. Repensando a Didática.

Questão 05 – Conforme os conteúdos estudados até o momento e ou novas pesquisas pessoais, justifique a frase: A disciplina Arte é área do conhecimento. Você poderá apresentar um pequeno texto de forma argumentativa sobre o assunto, reflita sobre os conteúdos estudados nos ciclos 01 e 02.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com