TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BUMBA-MEU-BOI: CIRANDA DOS BRINCANTES

Por:   •  26/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES - ICHCA

CURSO DE TEATRO LICENCIATURA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID TEATRO

Coordenador: Prof. José Acioli da Silva Filho – jose.acioli@ichca.ufal.br

Supervisor: Anderson Serpa  –  andersonserpa.m@hotmail.com

Aluno Bolsita: Alex Sandro de Azevedo –  alexzampielly@hotmail.com

PROJETO CULTURAL
BUMBA-MEU-BOI: CIRANDA DOS BRINCANTES  

Desenvolvido na Escola Estadual  Jose da Silva Camerino, sob a concepção do aluno bolsista Alex Sandro de Azevedo, supervisionado Prof. Anderson Serpa e orientado pelo Prof. Dr. José Acioli Filho



Maceió – AL / 2017

APRESENTAÇÃO

O projeto Bumba- Meu-Boi: Ciranda dos Bricantes, surgiu da necessidade de levar os alunos a refletirem sobre a cultura popular local, desenvolvendo uma aproximação, admiração e respeito pelo nosso patrimônio cultural. Pretendemos no ambiente escolar celebrar essa grande festa do boi, fortalecendo o trabalho em equipe, criatividade, liderança e a cultura da paz dentro da escola, além de trabalharmos temas transversais.

JUSTIFICATIVA

“Vamos brincar”. O Bumba-Meu-Boi é um dos folguedos mais celebrados em todo o país e exerce grande fascínio entre os povos, cada região tem suas peculiariedades de tornar viva a lenda do boi e incorporam seus sotaques, ritmos, coreografias, canções e características singulares aos personagens. A festa do boi não faz distinção de idade, pode brincar crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O lúdico quando inserido na aprendigem, torna melhor a assimilação de contéudos e participação dos alunos, tornando os resultados mais satisfatórios.

Na construção do boi, na criação dos brincantes  todos são convidados a fazer parte dessa grande brincadeira onde socializa-se é consequência da festidade.

No brincar podemos experimentar o novo, fazer coisas sem medo de errar e livres de julgamentos. Uma vez caracterizados com personagens não há espaço para inibições. Nesse processo onde o boi é o personagem principal, são estabelecidas as relações interpessoais e sociais.

OBJETIVO GERAL

Refletir a influencia da cultura negra na cultura popular, alorização do nosso patrimônio artitisco cultural. Celebrar a cidadania e a cultura de paz na escola.  Desenvoler as linguagens artísticas: Artes Visuais, Teatro, Música, e Dança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Modelar uma figura do Bumba-Meu-Boi e seus Brincantes;
  2. Montar um espetáculo do Bumba-Meu -Boi;
  3. Trocar e enriquecer as experiências pessoais;
  4. Desenvolver a fala, a imaginação criadora e o senso de responsabilidade;
  5. Vivenciar um grupo de trabalho;
  6. Distribuir e cumprir tarefas;
  7. Aprender para construir e enxergar o belo numa apreensão sensível;
  8. Desinibir e encorajar para enfrentar os sabores, saberes e dissabores do cotidiano;

  1. Animar brincando manipulando Bumba-Meu-Boi e seus Brincantes.

METODOLOGIA

         O projeto do Bumba –Meu – Boi: Ciranda dos brincantes,  será desenvolvido nas turmas do 3º B, 2º C, 1º C, 1º D. A ideia que ao final do processo possamos integrar todas as turmas com seus respectivos resultado em uma festa do boi.

         Os projetos foram direcionados nas turmas após observação do perfil de cada um.

         Vamos iniciar as aulas introdizindo conceitos sobre cultura popular, folclore, após inserir a lenda do Bumba –Meu – Boi.

          Na turma do 3º B, após introduzirmos os contéudos iremos trabalhar jogos cênicos para desenvolvermos a capacidade do trabalho em equipe, aguçar a percepção e improvição dando, proporcionando um conhecimento vocal e corporal. Serão introduzidos execicios de interpretação. Após essa parte inicial iremos introduzir o texto, começando o processo de leituras e contrução das cenas, figurinos, cenários e coreografias.

         Na turma do 2º C, após introduzirmos os contéudos iremos apresentar as sobrinhas prontas como referencia pra o trabalho que será desenvolvido, com essa apresentação pretendemos desenvolver a percepção visual. Após esse contato iremos dividir os grupos e cada grupo de 5 alunos irão produzir dois bois, darão nomes a esses bois e dirão como será desenvolvidos esses bois através de desenho. Após concluindo essa primeira fase e já de posse dos materiais necessários para produção dos bois, começaremos  o processo de produção dos bois. Finalizando os bois faremos um cortejo e uma performance com os bois.

          Na turma do 1º C após introduzirmos os contéudos, focaremos nos brincantes que são as Alauças. Explicaremos como serão confeccionados os figurinos destes personagens, após criaremos os personagens. Passado a primeira parte iremos para parte prárica da confecção do figurino. Após os figurinos prontos, vamos confecicionar as máscaras da alauças. Criaremos uma performance misturando temas transversais e adicionaremos musicas de protestos.

Na turma do 1º D após introduzirmos os contéudos, dividiremos a turma em dois grupos, cada grupo irá produzir um boi grande e batiza - lo, dividiremos quem vai animar o boi e quem será o vagueiro, alguns alunos irão tocar. Será um grande trabalho de equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com