TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barroco na Еuropa

Pesquisas Acadêmicas: Barroco na Еuropa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

BARROCO

NA EUROPA

O rompimento de Lutero com a Igreja católica

Em 1517, explodiu o conflito decisivo que provocou o rompimento entre Lutero e a Igreja católica.

Com o objetivo de arrecadar dinheiro para a reconstrução da basílica de São Pedro, o papa Leão X autorizou a concessão de indulgencias (perdão dos pecados) aos fiéis que contribuíssem financeiramente com a Igreja. Escandalizado com essa salvação comprada, Lutero afixou na porta da igreja de Wittenberg um manifesto público - as famosas 95 teses - em que protestava contra a atitude do papa e expunha alguns elementos de sua doutrina religiosa.

Iniciava-se, então, urna longa discussão entre Lutero e as autoridades católicas que terminou com a decretação de sua excomunhão, em 1520. Para demonstrar firmeza e descaso diante da Igreja católica, Lutero queimou em praça pública a bula papal Exsurge domine, que o condenava.

• O Renascimento, a onda artística que antecede o Barroco, serviu de grande influência para o novo movimento. Havia estourado uma crise por causa do desenvolvimento da política, da religião, da modernização da sociedade e seus valores, e, principalmente, do meio cultural. O conflito maior se dava entre a fé e a ciência, uma vez que a segunda ganhava mais espaço.

• A arte barroca surgiu em meados do século XVII, na Itália. A igreja católica adotou o formato artístico em suas construções e propagou a nova onda cultural por vários países do continente europeu. O movimento foi criado após o desenvolvimento do Renascimento e ambos seguiam uma ideologia semelhante, em que valorizavam elementos da antiguidade.

• A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria

CARACTERISTICAS GERAIS

• emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.

• Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;

• Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;

• Violentos contrastes de luz e sombra;

• Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

Este artista barroco nasceu na cidade de Milão em 29 de setembro de 1571

Caravaggio

• - Em 1594, abandonou a ateliê de Cesari e começou a investir em sua própria carreira, buscando influências nos altos escalões artísticos e culturais de Roma.

• - Em 1594, faz sua primeira grande obra: Os jogadores de Cartas

• - Em 1606, envolveu-se numa briga e matou um jovem, provavelmente por acidente. Teve que fugir de Roma e foi morar em Malta. Porém, envolveu-se em outras brigas e confusões. Expulso de Malta foi morar na Sicilia (sul da Itália).

• - Em 1607, retornou para a cidade de Nápoles, após conseguir o perdão do novo papa, Paulo V.

- Caravaggio morreu de febre, em 1610.

• Retratava personagens bíblicos, principalmente Jesus e Maria.

• Colocava o foco da imagem nos rostos dos personagens.

• Usava efeitos de sombras e luzes.

• Pintava o fundo de suas obras de cores escuras, principalmente de cor preta. Este recurso dava um aspecto obscuro em suas pinturas.

Caravaggio - O sacrifício de Isaac

Caravaggio - DAVI E GOLIAS

Velázquez

- Velázquez nasceu em 6 de julho de 1599, na cidade de Sevilha na espanha.

• importante pintor espanhol do século XVII. Destacou-se na pintura de retratos, principalmente de integrantes da nobreza espanhola. Fez parte do movimento artístico conhecido como barroco.

Além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.

Las Meninas, by Diego Velázquez, from Prado

Rembrandt

(holandês)-foi um pintor e gravador holandês

O que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa

• pintura a óleo s/ tela de Rembrandt, pintada em 1632. É uma de suas obras mais famosas e revolucionárias.

• O corpo que aparece no quadro é de um marginal que havia sido condenado à morte por assalto a mão armada no dia anterior à lição. Lições de anatomia realmente existiam e aconteciam em anfiteatros, dadas por doutores anatomistas.

Lição de Anatomia do Dr. Tulp

Bernini - Gian Lorenzo Bernini (1598-1680)

Arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com