TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliografia Vygotsky

Ensaios: Bibliografia Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Como Vygotsky(1934/2010) se inspira no materialismo dialético de origem marxista para postular os fundamentos da evolução do psiquismo, ele aborda o desenvolvimento humano a partir da fase mais elementar da estrutura psíquica, desde os processos inferiores involuntários , da ordem do biológico. Quando em contato com os elementos da cultura, essas estruturas psíquicas primitivas evoluem medidas pela atividade prática do homem: o uso de instrumentos, a divisão social, do trabalho, a própria necessidade de interação social.

Vygotysky diz que o aparecimento das funções psicológicas Superiores está de acordo com o ambiente que está à volta do sujeito e em suas experiências desde seu nascimento, passam de natural a cultura quando medidas, através do outro sujeito converte as relações sociais em funções psicológicas passando a funcionar como sendo próprias de sua personalidade. VYGOSTSKY (1927/1995); (...)

As funções Psicológicas Superiores (FPS), como memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção, se, intercambiam nesta rede de conexões e formam, assim, um sistema psicológico em que as funções se relacionam entre si. Esse processo não se esgota, A estrutura da FPS não modifica, mas os nexos mudam. (...)

É pelo sgnos que se efetivam as conexões/relações entre as diferentes FPS, pois somente desste modo as informações transiteam e podem ser acessadas, uma vez que o signo “ é o próprio meio da união das funções em nós mesmos, e podemos demonstrar que sem esse signo o cérebro e suas conexões iniciais não podem se transformar nas complexas relações, o que ocorre graças à linguagem” (Vygotsky, 1925;2004b, p114)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com