TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget. Vygotsky

Tese: Piaget. Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  Tese  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

A atividade prática e supervisionada metodológico de ensino e aprendizagem que visa estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiência e eficácia. Promovendo o estudo a convivência e o trabalho em grupo, desenvolvendo os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizado.

Esse trabalho vem apresentar grandes pesquisadores da educação em geral. Sendo nesta primeira parte Jean Piaget, que contribui com longos estudos e observações sobre o desenvolvimento humano, facilitando o entendimento do raciocínio humano, Jean Piaget pioneiro no campo da inteligência infantil passou bom tempo trabalhando com crianças e estudando o desenvolvimento infantil e o raciocínio.

Lev Semenovitch Vygotsky buscava contribuir com uma psicologia que superasse as tradições positivistas e estudasse o homem e seu mundo psíquico. Ele também desenvolveu uma estrutura marxista para a psicologia.

Do que foi visto, é possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento.

Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequencia fixa e universal de estágios. Vygotsky, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.

Agora se tratando de Jerome Bruner que apelida a sua teoria de instrumentalismo evolucionista, uma vez que, para o psicólogo e pedagogo norte-americano, o homem depende das técnicas para a realização da sua própria humanidade. Embora, à semelhança de Jean Piaget, coloque a maturação e a interação do sujeito com o ambiente no centro do processo de desenvolvimento e de formação da pessoa, Bruner acentua o caráter contextual dos fatos psicológicos. A abertura à influência do contexto e do social no processo de desenvolvimento e de formação torna a teoria de Jerome Bruner mais abrangente do que a teoria de Jean Piaget e fazem com que aquele consiga incorporar a transmissão social,o processo de identificação e a imitação no processo de desenvolvimento e formação.

Piaget: (1896-o 1980)

Nascido na Suíça, embora não fosse propriamente pedagogo, exerceu significativa influência na pedagogia do séc XX. Suas primeiras obras surgiram na década de 1920 e logo tiveram grande repercussão, sobretudo as que abordam a psicologia genética, que investiga o desenvolvimento cognitivo da criança desde o nascimento até a adolescência. Entre as mais significativas, são destacadas A Introdução á epistemologia genética. O juízo moral na criança, A construção do real na criança, Seis estudos de psicologia.

Segundo Piaget, o processo dinâmico da inteligência e da afetividade supõe uma estrutura concebida como uma totalidade em equilíbrio. A medida que a influência do meio altera esse equilíbrio, a inteligência que exerce função adaptativa por excelência, restabelece a autorregulação.

Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos.

As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos, e essas pesquisas trazem consigo grandes descobertas sobre comportamentos diferentes.

É interessante ressaltar que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência, mas experimentalmente, comprovou suas teses.

Piaget ao contrário da pedagogia tradicional acreditava no potencial de cada criança, e que os educadores deveriam passar a abordar a educação de forma diferente, e não mais

acreditando que crianças não pensavam e como já citado em alguns textos " afirmava que a mente de uma criança é vazia, esperando ser preenchida por conhecimento".

Ele conseguiu mediante os seus estudos provar que as crianças já têm seus pensamentos e ideologias formados, e que só precisariam ser lapidados, estruturados, moldados quando aí sim começam a frequentar a escola.

A obra de Jean Piaget não oferece aos educadores uma didática específica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança. Piaget nos mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do indivíduo.

A Psicologia de Piaget está fundamentada na idéia de equilibração e desequilibração. Quando uma pessoa entra em contato com um novo conhecimento, há naquele momento um desequilíbrio e surge a necessidade, de voltar ao equilíbrio. O processo começa com a assimilação do elemento novo, com a incorporação às estruturas já esquematizadas, através da interação. Há mudanças no sujeito e tem início o processo de acomodação, que aos poucos chega à organização interna. Começa a adaptação externa do sujeito e a internalização já aconteceu. Um novo desequilíbrio volta a acontecer e pode ser provocada por carência, curiosidade, dúvida etc. O movimento é dialético (de movimento constante) e o domínio afetivo acompanha sempre o cognitivo (habilidades intelectuais), no processo endógeno.

“Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser.” (Jean Piaget)

"..a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa". (Jean Piaget)

"A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano".(Jean Piaget)

Período Sensório Motor – de 0 a 2 anos

Nesta fase a criança explora o mundo através do sentido, isto é ela precisa tocar e provar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com