TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VYGOTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO

Seminário: VYGOTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Seminário  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 4

VYGOTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO

O presente trabalho trata-se de um texto expositivo, extraído do livro, escrito por João Carlos Martins, cujo tema é: “Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: Reconhecer e Desvendar o mundo”. O autor apresenta uma reflexão sobre a função da escola e seu papel dentro da sociedade. Para iluminar as suas reflexões o autor utiliza-se das idéias de Vygostky.

Desse modo o autor reflete sobre a importância do processo ensino-aprendizagem nas escolas de nosso país, acima de tudo espera-se que crianças sejam pessoas livres de manipulações e que consigam ter a capacidade de pensar por si só. Pedagogicamente as discuções sobre a função das escolas tomaram caminhos diversos nos últimos anos, e o professor foi desde então pressionado a rever sua pratica. O mundo da globalização precisa difundir suas conquistas tecnológicas, mas não é capaz de solucionar o entrave em que se chegou quando se afirma a urgência de capacitar professores para educar, dilema que se amplia e agrava quando o país em questão pertence ao chamado mundo dos “países atrasados”. Quando nos confrontamos com estatística de reprovação nos preocupamos, sobre o papel da escola e o que ela tem feito com nossos alunos.

Na constituição social do homem, a psicologia sócio-histórica traz a concepção de que desde o nosso nascimento somos totalmente dependentes dos outros, a criança e o adulto trazem em si marcas de sua própria história. Na teoria sóciointeracionista de Vygostky, a criança reconstrói internamente uma atividade externa, a criança vai aprendendo e se modificando.

Na abordagem vygotskiana a passagem das funções psicológicas elementares para as superiores proporcionadas pela língua intervem no processo de desenvolvimento intelectual da criança desde o momento de seu nascimento, a fala é uma das formas de linguagem da qual os significados sociais são compreendidos. Assim Vygostky faz do significado das palavras a unidade de suas pesquisas sobre atividade instrumental, onde o principal instrumento simbólico é a linguagem, através da fala, adultos estimulam crianças na apropriação da linguagem. As interações sociais na perspectiva sócio-histórica permitem pensar um ser humano em constante construção e transformação que, mediante as interações sociais, conquista e confere significados e olhares para a vida em sociedade e os acordos grupais. Assim, a interação de membros mais experientes com menos experientes de uma dada cultura é parte essencial da abordagem vygostkiana. É por meio de sua internalizarão que as crianças começam a desempenhar suas atividades sob orientação e guia de outros. Vygostky, ao desempenhar sua teoria, parece não ter pretendido criar um modelo simples e linear de transmissão da experiência cultural do adulto para a criança.

O ponto de partida desta nossa reflexão encontra-se no grande valor que a teoria vygostkiana da no processo de interação e, em nosso caso especifico, como educadores. Estamos frisando que, para Vygostky, é na interação entre as pessoas que em primeiro lugar se constrói o conhecimento que depois será intrapessoal. Também não aceitamos a idéia da sala de aula arrumada, onde todos devem ouvir uma só pessoa transmitindo informações. Quando imaginamos uma sala de aula em processo interativo acreditamos que todos terão possibilidades de falar. Não estamos nos referindo a uma sala de aula onde cada um faz o que quer, mas onde o professor seja o articulador dos conhecimentos e todos se tornem parceiros de uma grande construção. Ao valorizarmos as interações, não estamos esquecendo que a sala de aula tem papéis que precisam estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com