TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Paulo Freire

Bibliografia: Biografia de Paulo Freire. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Bibliografia  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

Biografia de Paulo Freire:

Paulo Freire (1921-1997) foi educador brasileiro. O método de alfabetização Paulo Freire foi aplicado em diversos países. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. Foi professor da UNICAMP. Foi secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo.

Paulo Freire (1921-1997) nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921. Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar e de Edeltrudes Neves Freire. Morou no Recife até 1932, numa casa localizada na Estrada do Encanamento, 724. Sua primeira professora foi Eunice Vasconcelos. Mudou-se para Jaboatão, cidade vizinha, onde permaneceu durante nove anos. Em 1932, morre seu pai. Concluiu o curso primário em Jaboatão.

Iniciou o curso ginasial no Colégio 14 de julho, no centro do Recife, no bairro de São José. Sem condições de continuar pagando a escola, sua mãe pede ajuda ao diretor de Colégio Oswaldo Cruz, que lhe concedeu matrícula gratuita e o transformou em auxiliar de disciplina, em seguida em professor de língua portuguesa.

Em 1943 iniciou o curso na Faculdade de Direito do Recife. Em 1944 casa-se com Elza Maria Costa de Oliveira, professora primária. Depois de formado continuou como professor de português no Colégio Oswaldo Cruz e de Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco.

Demonstrava grande preocupação com o grande número de adultos analfabetos. Participou do movimento de Cultura Popular, organizado por Germano Coelho, Norma Coelho e Anita Paes Barreto, durante a administração de Miguel Arraes de Alencar. Desenvolveu o "Método Paulo Freire", que se tornou famoso em diversos países. Partindo de uma pesquisa do vocabulário usado pela população, no local onde seria aplicado o método, se desenvolvia todo o trabalho de alfabetização. Foi usado inicialmente no Rio Grande do Norte, com o apoio do então governador, Aluísio Alves.

Com o sucesso alcançado, Paulo Freire foi convidado para trabalhar no Ministério da Educação, pelo então ministro Paulo de Tarso, no Governo João Goulart. Fez parte também do Conselho Estadual de Educação, no Governo Miguel Arraes. Com o golpe de 1964, o método foi proibido e Paulo Freire teve seu mandato cassado. Foi exilado para a Bolívia e em seguida para o Chile. Foi depois para os Estado Unidos e para a Europa.

Viajou aplicado o seu método por diversos países do Terceiro Mundo, publicou livros em diversos idiomas. Privado de passaporte brasileiro, estabeleceu-se em Genebra, na Suíça, trabalhando para o Conselho Mundial das Igrejas Evangélicas. Com a anistia, retornou ao Brasil, estabelecendo-se em São Paulo.

Dedicou toda sua vida às atividades pedagógicas como escritor e professor da UNICAMP. Foi conferencista em diversas universidades e eventos educacionais. Militou no Partido dos Trabalhadores. Foi Secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina. Após a morte de sua primeira esposa, casa-se com Ana Maria, uma ex-aluna do Colégio Oswaldo Cruz.

Paulo Freire morreu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com