TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Casos: Bioquimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHAREL - EAD

ANA CLAUDIA VASCONCELOS DA COSTA – 1144243

ATIVIDADE CICLO 01

BIOQUIMICA

MARCEL FREZZA PISA

BATATAIS, 2015

Atividades

COMPOSTOS ORGÂNICOS

Compostos orgânicos são aqueles obtidos a partir de organismos vivos (Torbern Bergman). Todos possuem em sua estrutura o elemento carbono, ou seja, são todos aqueles que são compostos do elemento carbono com propriedades e características. Outros elementos que compõe as substâncias orgânicas são os hidrogênios (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o enxofre (S), e halogênios (Cl, Br e I).

 Características gerais dos compostos orgânicos

Possuem pontos de fusão e de ebulição, em geral, são mais baixos do que nas substâncias inorgânicas. Isso ocorre porque as ligações entre as moléculas dos compostos orgânicos são mais fracas, o que faz com que elas se rompam com mais facilidade. Com a polaridade as substâncias orgânicas são unidas predominantemente por ligações covalentes, que ocorrem com mais frequência entre os átomos de carbono ou entre átomos de carbono e hidrogênio da cadeia. Quando as moléculas desses compostos são formadas apenas por carbono ou por carbono e hidrogênio, eles são apolares, porém, quando existem outros elementos químicos além de carbono e hidrogênio, as moléculas tendem a apresentar alguma polaridade. Na solubilidade, devido à diferença de polaridade, as substâncias orgânicas apolares são praticamente insolúveis em água (polar), mas solúveis em outros solventes orgânicos. Já os compostos orgânicos polares tendem a se dissolver em água, como corre com o álcool, o açúcar, a acetona, entre outros. A combustibilidade destes compostos em grande parte podem sofrer combustão (queima), como é o caso da gasolina e outros combustíveis usados em automóveis, do butano presente no gás de cozinha, da parafina da vela, etc.

Os compostos orgânicos podem ser divididos em dois grandes grupos

Os compostos orgânicos naturais são aqueles produzidos pelos seres vivos, como, por exemplo, carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos (DNA e RNA), vitaminas, petróleo, gás natural, metano, entre outros. Já os compostos orgânicos sintéticos são aqueles sintetizados artificialmente por indústrias químicas e laboratórios, como plástico, gasolina, medicamentos, fibras têxteis, corantes, borracha sintética, silicone, inseticidas, adoçantes artificiais, etc.

Em relação a célula animal todos os seres vivos possuem moléculas e elementos que são essenciais para a sua composição e para o seu metabolismo. É uma grande variedade de substâncias orgânicas e inorgânicas que fazem parte dessa composição. Dos compostos orgânicos podemos destacar as proteínas presentes em todas as estruturas celulares. São formadas por aminoácidos e sua presença é indispensável para o metabolismo do organismo e são elas que formam as enzimas. As vitaminas podem ser hidrossolúveis (solúveis em água) ou lipossolúveis (solúveis em lipídeos). É necessária em pequenas quantidades pelo organismo, sua falta pode causar doenças e são adquiridas por meio de uma alimentação variada. Os carboidratos, glicídios ou açúcares são fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, alguns têm função estrutural, como celulose e quitina; e de reserva, como o amido e glicogênio. Os lipídios são insolúveis em água, atuam como reserva de energia, isolante térmico etc. São classificados em glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios e carotenoides, além de compor estruturas celulares.

COMPOSTOS INORGÂNICOS

Os compostos inorgânicos são constituintes químicos de uma célula, e são constituídos por água e sais minerais. As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica e são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas". Estes são substâncias na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm de minerais e não de coisas vivas ou orgânicas. Estão entre eles os ácidos, bases, sais e óxidos.

ÁCIDOS

Segundo a definição de Arrehenius, ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+.

Ex: H3PO4 – 3H+ + PO4³-

Existem os hidráxidos (não possuem oxigênio na formula molecular) e os oxiácidos (possuem oxigênio na formula molecular)

Obs: Ácido Clorídrico (HCl), O HCl impuro é comercializado com o nome de ácido muriático e é utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfícies metálicas antes da soldagem. O HCl é um componente do suco gástrico, conferindo a ele um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas. Ácido Fluorídrico (HF), O HF tem a propriedade de corroer o vidro; por isso, é usado para fazer gravações em vidros e cristais. Ácido Sulfúrico (H2SO4) É utilizado nas baterias de automóvel, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel; é também usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como o sulfato de amônio. Ácido Nítrico (HNO3) É usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite); é muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a obtenção do salitre. É usado também na identificação de amostras de ouro. Ácido Cianídrico (HCN) Ácido utilizado em indústrias diversas, como nas de plásticos, acrílicos e corantes, entre outras. Mas ele tem também um destino sinistro: nos Estados Unidos, é usado nas "câmaras de gás" para executar pessoas condenadas à morte, este ácido libera um gás extremamente tóxico.

BASES

Segundo Arrehenius bases ou hidróxidos são compostos que por dissociação iônica liberam íon negativo OH- (hidroxila), são formados por um metal ligado á hidroxila.

Ex: NaOH – Na+ + OH-

SAIS

São compostos iônicos que possuem pelo menos um cátion diferente do H+ e um anion diferente do H¬-

OXIDOS

São compostos binários nos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.

Principais compostos Inorgânicos

Água

A água é o mais importante composto inorgânico que se tem conhecimento, tanto pela parte biológica quanto química. Pois é capaz de dissolver com facilidade uma ampla gama de substâncias, além de servir como meio de contato para diversas reações, como a formação de sais solúveis em neutralização de ácidos e bases ou oxirredução em pilhas eletroquímicas. É a substância mais abundante na natureza e nos seres vivos. Participa em todos os processos vitais, toma parte nas reações celulares, serve como solvente e como veículo de transporte de materiais no interior dos organismos vivos. Na espécie humana encontra-se na proporção de 70%. Atua na manutenção do equilíbrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente. A proporção da água é variável com a espécie, com o tecido, com a idade e com o metabolismo. Quanto menor a quantidade de água, mais rígido é o tecido, os embriões e as crianças têm mais água nos tecidos que os adultos; os tecidos de maior atividade metabólica têm mais água na sua composição. Age como regulador térmico, devido ao seu elevado calor especifico, não permitindo bruscas variações de temperatura (homeostase). Intervém em reações de hidrólise e atua como meio de difusão de muitas substâncias.

CO2, SO2, SO3, NOx

Os óxidos gasosos (especialmente de carbono, enxofre e nitrogênio) estão presentes em toda atmosfera terrestre. Seja por serem produzidos pela queima de combustível fóssil, ou pela respiração (CO2). Assim como, são conhecidos como altamente prejudiciais por causarem fragilização da camada de ozônio e chuvas ácidas (através da reação com água).

NaHCO3

O hidrogenocarbonato de sódio (ou bicarbonato de sódio) é um sal ácido proveniente da neutralização parcial entre o ácido carbônico (H2CO3) e o hidróxido de sódio (NaOH). Assim, pode ser utilizado para neutralizar outra base ou ácido (gerando outro sal) liberando dióxido de carbono. Por isso, é freqüentemente utilizado em fermentos químicos ou como antiácido.

Sais Minerais

São substâncias importantes para os seres vivos, podendo aparecer no organismo dissociados no protoplasma, regulando a pressão osmótica e atuando na manutenção do PH das células. Os íons, provenientes dos sais minerais, possuem várias funções no organismo vivo como formar o esqueleto de muitos animais. Atuam no equilíbrio da água no organismo, na transmissão do impulso nervoso, no transporte de gases (oxigênio e dióxido de carbono), na fotossíntese, no funcionamento de enzimas, alem da função plástica e reguladora.

Os sais mais importantes sais são o sódio que atua junto com o potássio na condução nervosa, na contração muscular e equilíbrio de fluídos no organismo. O mesmo, potássio, atua junto com o Sódio na condução nervosa, na contração muscular e equilíbrio de fluídos no organismo. O cloro junto com o sódio e o potássio mantém o controle osmótico (de água). Já o cálcio faz a composição de ossos e dentes, contração muscular e coagulação sanguínea. O ferro atua na hemoglobina e mioglobina (transporte de oxigênio pelo sistema circulatório). O magnésio participa da composição da clorofila e da estrutura de ribossomos e ossos. Fosfato faz a composição óssea (Fosfato de Cálcio e Magnésio) e molécula de ATP (Adenosina trifosfato) / Fosfolipídio participa da estrutura da membrana celular, do DNA e RNA. O iodo participa da estrutura dos homônios T3 (Triodotironina) e T4 (tetraiodotironina) da Glândula Tireóide que estimula o metabolismo basal (quantidade total de energia gasta para a manutenção da atvidade vital). E o flúor estimula a mineralização do esmalte dentário (flúor e fluoreto), previne dilatação das veias, causa problemas na vesícula além de paralisia.

IMPORTANCIA DO PH

O símbolo do ph é a abreviação de “potencial hidrogeniônico” é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. O pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver. A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. Dr. Otto Warburg da Alemanha duas vezes laureado, ganhou o seu primeiro prêmio Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo. Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração. As doenças causadas pela tireoide é resultado da deficiência do mineral iodo e esse elemento só é absorvido pelo organismo quando está com o pH ideal. Por isso, na sociedade atual é frequente encontrar pessoas com doenças da tireoide, porque atualmente são valorizados os alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo. Em suma, estando o pH do sangue abaixo da normalidade 7,4, o organismo está propenso a todos os tipos de doenças do coração, fadiga crônica, alergias além de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. Uma maneira de manter o pH saudável é evitar alimentos com pH baixo, como café (em torno de 4,0), refrigerante (em torno de 2,0), cerveja (varia de 2,5 a 4,2 dependendo da marca). O nosso corpo tenta a todo custo manter o pH sanguíneo com o valor de 7,4, extraindo minerais do organismo para manter o pH alcalino quando não é suprido pelos alimentos. O consumo indiscriminado de açúcar produz pH ácido. A água considerada adequada para consumo, boa para a saúde, tem de ter um pH entre 7,0 e 7,5. Um pH levemente alcalino do sangue aumenta a oxigenação das células e a imunidade, uma vez que, vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver. Assim como o fogo precisa de oxigênio para existir, os vírus e bactérias necessitam de um meio ácido para se manterem vivos.

SISTEMA TAMPÃO

É aquele que consegue manter o ph mesmo com pequenas adições de ácidos ou bases fortes. Toda solução tampão é formada pela junção de um acido ou base fraca mais um sal derivado. O nosso sangue é tamponado, ou seja, ele é tamponado com o sistema ácido carbônico mais bicarbonato fazendo com que não haja uma variação de ph muito significante no nosso sangue. (tampão bicarbonato). Alterações para valores ácidos (abaixo de 7,35) são particularmente prováveis, tendo em vista a variação na produção, pela Acidose Metabólica particularmente prováveis, tendo em vista a variação na produção, pelo metabolismo, de ácidos como o láctico, o pirúvico, o acético, etc. Durante o exercício físico intenso o pH do sangue periférico pode ir a inferiores a 7,0 (pois forma-se ácido láctico). Durante o exercício são formados ácidos nos processos metabólicos, e dentre eles o ácido lático, um ácido orgânico, é de grande relevância para o treinamento físico (POWERS; HOWLEY, 2000). O ácido lático é formado a partir da via energética glicolítica, quando o ácido pirúvico aceita o hidrogênio e forma o ácido lático (POWERS; HOWLEY, 2000). A enzima lactato desidrogenase catalisa essa reação, liberando o ácido lático e trazendo o NAD funcional para a via glicolítica. A alta concentração de ácido lático afeta o metabolismo durante o exercício físico, pois diminui o pH reduzindo a capacidade da célula muscular produzir ATP ou impedindo o processo contrátil, precisando de um sistema que o neutralize, chamado de tamponamento (POWERS; HOWLEY, 2000). O organismo humano, de outros animais e vegetais também produzem ácido lático em quantidades expressivas, durante a realização de exercícios físicos. A oxidação do ácido lático gera energia; células cardíacas e fibras musculares, por exemplo, utilizam esse ácido como fonte preferencial de energia (os músculos do coração não são capazes de desenvolver tal função). Quando há um abuso de atividade física, é comum haver um excesso de ácido lático, uma vez que ele é formado num ritmo muito mais rápido do que é eliminado do corpo, o que, por vezes, ocasiona muito cansaço e dores musculares. A excreção desse composto é dada pela urina e pelo suor e metade de todo o ácido lático acumulado durante a atividade física carece de 25 minutos de repouso para ser eliminado.

REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 FELTRE, Ricardo. Química volume 2. São Paulo: Moderna, 2005.

 USBERCO, João, SALVADOR, Edgard. Química volume único. São Paulo: Saraiva, 2002.

 http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-organica/compostos-organicos

 http://www.brasilescola.com/quimica/compostos-organicos.htm

 BIOQUIMICA WEB

 YOU TUBE SISTEMA TAMPAO

 CADERNO DE CONTEUDO E REFERENCIA

...

Baixar como  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »