TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil e o século XVII

Por:   •  1/5/2015  •  Exam  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 9

Brasil e o século XVII

O século XVII

Para enfraquecer a Holanda, inimiga da Espanha, Felipe II pensou em destruir o poderio comercial holandês, proibindo que seus navios atracassem nos portos portugueses. Com a intenção de agir nas Américas, os holandeses criaram a Companhia de Comércio das Índias Ocidentais.

Holandeses no Brasil

Em 1630, os holandeses dirigiram-se a Pernambuco, dominando a capitania e instalando um governo na cidade de Olinda e depois Recife.

Durante o período da dominação no Nordeste, de 1630 a 1654, os holandeses mantiveram uma grande área dominada que ia de Alagoas até o Rio Grande do Norte. De início os senhores de engenho defenderam suas terras, resultando em destruição das lavouras e fuga de escravos para o quilombo de Palmares, o qual estava se formando. Cedo os proprietários perceberam que a Holanda não tinha interesse em terras, mas no comércio do açúcar, assim, se aquietaram, principalmente depois da chegada de Maurício de Nassau. A política da Companhia das Índias Ocidentais foi a de relações amigáveis também com os Tapuias. O próprio Conde de Nassau reconhecia a importância da amizade indígena, para fins de sossego e conservação da própria colônia. Ao contrário dos portugueses, os holandeses concederam aos Tapuias uma aparente liberdade e a não-escravização. Foi financiada nesse período, a vinda de médicos, astrônomos, cientistas e artistas, resultando em um desenvolvimento cultural até então desconhecido na região. Em 1644, porém, o Conde Maurício de Nassau se afasta do cargo em desacordo com a Companhia de Comércio, modificando desde então, as relações entre holandeses e colonos.

Entre 1645 e 1654 os colonos lutaram pele expulsão dos holandeses, destacando-se as batalhas de Guararapes em 1648 e 1649. Em 1654, colonos, escravos e índios, com o auxílio de Portugal apoiado pela Inglaterra, obrigaram os holandeses a se retirarem do Brasil.

Representação do Nordeste

Representação do Nordeste no século XVII

A presença holandesa originou um período rico para a arte e a cultura no Brasil. Na capital de Pernambuco, Recife, chamada de Maurícia, ou Mauritsstad, na época, Maurício de Nassau coordenou pessoalmente a ampliação e restauração urbanística da cidade, deixando na ocasião de sua partida mais de duas mil edificações inteiramente de pedra e tijolo, de estilo tipicamente nórdico, com fachadas de dois andares e teto pontiagudo. Os materiais das construções vieram da Europa e das ruínas das construções portuguesas. Da mesma forma quando os portugueses reassumiram, demoliram toda administração anterior. O período Nassau teve intensa atividade de um grupo de pintores que foram os primeiros aqui, a ousarem pintar temas de caráter não religioso, representando paisagens locais, natureza morta com flores e frutos tropicais, indígenas e animais que para eles eram exóticos. Entre eles estavam os pintores Frans Post, Albert Eckhout e Zacharias Wagner, os quais possibilitaram referências sobre o modo de vida dos colonos e são até hoje importantes fontes de pesquisa histórica.

Pintores do período da Maurício de Nassau no Brasil

Frans Post chegou ao Brasil em 1637 e teria partido somente em 1644. São conhecidas cerca de 150 pinturas de Post, a maioria assinada e datada, quase todas representando paisagens.

Albert Eckhout permaneceu no Brasil por sete anos, de 1637a1644, desenhando a flora e fauna brasileira. Os desenhos e pinturas efetuados no Brasil foram enviados para a Holanda. Uma parte foi para a Dinamarca, hoje, no Museu Copenhagen, da Dinamarca e outra parte foi enviada para a Alemanha, permanecendo na cidade de Cracóvia até por volta de 1970. D. Pedro II, em visita a Dinamarca em 1876, conheceu as obras de Eckhout e, impressionado com a beleza dos quadros e da importância que representavam para o Brasil, encomendou cópias em tamanhos menores a Niels Aagaard Lutzen, que estão hoje preservadas.

Outros desenhos e pinturas fizeram parte dos presentes brasileiros enviados por Mauricio de Nassau ao rei Luis XIV, da França, que os enviou para a cidade de Gobelin, como modelos para uma série de tapeçarias, entre 1687 e 1730. Os gobelins produzidos ficaram conhecidos como Grandes Indes e Petites Indes.

O gobelin, O caçador índio, da série Nouvelles Indes e uma tapeçaria executada sobre os cartões que o artista François Desportes (1735-1740) elaborou para substituir os originais, já desgastados, de Albert Eckhout, encontram-se atualmente no MASP, em São Paulo.

O alemão Zacharias Wagner era soldado da Companhia das Índias, autor do Livro dos Animais, o qual contém mais de cem aquarelas representando a fauna e paisagens das Américas.

Qual é o nome do artista neerlandês?

A sua resposta : Albert Eckhout (1610-1666)

Correto

A presença holandesa originou um período rico para a arte e a cultura no Brasil. Os desenhos e pinturas do artista efetuados no Brasil foram enviados para a Holanda. Outros desenhos e pinturas fizeram parte dos presentes brasileiros enviados por Mauricio de Nassau ao rei Luis XIV, da França, que os enviou para a cidade de Gobelin, como modelos para uma série de tapeçarias, entre 1687 e 1730. Os gobelins produzidos por Albert Eckhout (1610-1666) ficaram conhecidos como Grandes Indes e Petites Indes. O caçador índio, da série Nouvelles Indes, um magnífico Gobelin (tapeçaria executada sobre tecido) encontra-se atualmente no MASP, em São Paulo.

Qual o nome do artista holandês que permaneceu por sete anos no Brasil, pintando e representando paisagens no século XVII?

A sua resposta : Frans Post (1612-1680)

Correto

O artista holandês Frans Post (1612-1680) chegou ao Brasil em 1637 na comitiva de Maurício de Nassau e teria partido somente em 1644, executando cerca de 150 pinturas, a maioria assinada e datada, quase todas representando paisagens, entre elas Vista parcial de Olinda, Engenho com Capela e Forte Frederick Hendrik.

Reparem que ao longo dos textos foram apresentados artistas e suas respectivas obras. Para efeito de glossário ou para procurar um artista, alguns museus ou Galerias os classificam pelo SOBRE NOME, seguido do nome e da (data de nascimento e morte)

Por exemplo:

MARTINS, Aldemir (1922-2006)

Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com