TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA REFUGIO

Exames: CASA REFUGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  244 Visualizações

Conceito de Refúgio

Antes de nos atermos à definição de Casa Refúgio, mister se faz a definição do que seja “casa”. Classicamente, casa tem osentido de abrigo, morada.

“As inúmeras definições sobre casa são e foram, ao longo da história da arquitetura, muito freqüentes. Em todas estas definições que situam a casa como algo mais que umsolo e um teto aparecem reiteradamente termos como símbolo, mito, sonho ou felicidade. Quando estas definições tentam estabelecer uma origem histórica se remetem a termos como abrigo, morada, choupana,toca ou cabana, referidas sempre à arquitetura primitiva, à arquitetura anônima ou à arquitetura popular” (GILI, 2002, p.09).

DEFINIÇÃO CASA REFÚGIO

Uma casa destinada ao lazer, descanso, relaxamento, desligamento da vida urbana, interação com a natureza em um curto periodo de tempo (férias, feriado, fim de semana).

FINALIDADE CASA REFÚGIO

Espaço destinado ao descanso, lazer.

CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DA CASA REFÚGIO EM CONTRAPOSIÇÃO À CASA URBANA

A casa urbana é ligada a rotina corrida do dia a dia - ao estresse diário, poluição, violência- da vida urbana. Busca a segurança, a privacidade e a funcionalidade dos ambientes. Contrapondo-se com essa descrição, a casa refúgio é a valvula de escape do cotidiano urbano. Beira-mar, floresta, margem de rio/lago, neve; a interação com a natureza e consigo mesmo faz parte do isolamento. Ambiente informal, simples e amplo.

...