TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA POPULAR BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES EM OBRAS DE ARTE

Por:   •  24/8/2020  •  Artigo  •  3.978 Palavras (16 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 16

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES EM OBRAS DE

ARTE

Acadêmica:

Andréia Bratti Lamp

Tutora: Sandra Regina Martarello Müller

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Licenciatura em Artes (FLX 1017) - Seminário da Prática VI

17 de Setembro 2018

RESUMO

O trabalho presente tem o objetivo de buscar o entendimento do trabalho na disciplina de artes visuais relacionando aprendizagem e abordando como tema os brinquedos e brincadeiras populares em obras de arte, o que norteou o desenvolvimento dessa pesquisa foi à percepção de que os jogos e brincadeiras populares que deveriam fazer parte da vida das crianças ao longo do seu desenvolvimento é uma prática que está ficando esquecida quando as crianças da contemporaneidade recebem poucas informações sobre as questões culturais populares e as brincadeiras infantis executadas por outras gerações. Nesse sentido, questiona-se: é possível identificar nas obras de arte e no contexto de nossos alunos os brinquedos e brincadeiras da Cultura Popular Brasileira e resgatá-los? Para responder a esse questionamento, buscou-se investigar a cultura popular brasileira por meio dos elementos brinquedos e brincadeiras populares como temática das obras de arte. Percebemos que através da cultura popular nós como professores temos um leque de sugestões, ideias e criatividades para desenvolver um bom trabalho com o aluno em sala de aula abordando temas que levam o aluno a desenvolver, mas que também podem estar relacionados ao meio em que eles vivem através de seu conhecimento cultural artístico.

 

Palavras-chaves: Educação, Arte, Cultura Popular Brasileira.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho discorre sobre a intenção de estudar a cultura popular brasileira e justifica-se através da prática pedagógica em sala de aula, e tem como objetivo estimular os educandos a pensar sobre os elementos culturais da sua realidade. Os brinquedos e brincadeiras populares, tão comuns entre as crianças, estão sendo esquecidos pelas crianças, deixados de lado, percebe-se um distanciamento cada vez maior do aluno em relação a sua própria cultura. No entanto, nota-se por diversas vezes o tema infância, a partir de brinquedos, brincadeiras e jogos populares, sendo trabalhado em diferentes poéticas em obras de arte, contrapondo a realidade contemporânea. De acordo com Gonçalves e Antônio (2007) as práticas pedagógicas avançam no sentido de se trabalhar com as múltiplas linguagens que fazem parte do cotidiano infantil, de modo que brincadeiras e as linguagens artísticas fazem parte desse processo. As interações dessas diversas linguagens potencializam a construção e o fortalecimento das identidades sociais e culturais.

Os jogos e brincadeiras infantis são parte intrínseca da infância e devem ser praticados pelas crianças ao longo de seu desenvolvimento. Percebe-se, contudo, que se trata de uma prática que vai ficando esquecida quando as crianças da contemporaneidade recebem poucas informações sobre as questões culturais populares e as brincadeiras infantis executadas por outras gerações.

Entende-se que o fato de não receber informação sobre a cultura popular remete a criança ao desconhecimento, como consequência, da cultura popular e do brincar, de construir suas próprias brincadeiras e brinquedos, de desenvolver-se social e culturalmente no ambiente onde vivem e atuam uma explicação para o grande distanciamento também das construções populares na arte visual ou mesmo o não reconhecimento, pelas crianças, dos registros culturais acerca de brincadeiras infantis em obras de arte.

A pretensão do estudo foi realizar um resgate das brincadeiras mais tradicionais, utilizando-se da temática presente em obras de arte e com elas, inserir novamente jogos e brincadeiras que já fizeram parte do dia a dia das crianças em seu contexto social e cultural, a partir da fruição artística, da crítica e do processo criativo.

2 CULTURA- CULTURA ERUDITA E CULTURA POPULAR

          Ao abordar a temática cultura popular brasileira, percebeu-se a necessidade de uma reflexão sobre o que se define por cultura, entende-se cultura como toda produção humana resultante do processo de trabalho que envolve as dimensões artística, filosófica e científica do fazer conhecer. A cultura está em constante desenvolvimento, pois com o passar do tempo, ela é influenciada por novas formas de pensar o que é inerente ao desenvolvimento do ser humano, esse movimento se dá pela ação do tempo, pelas transformações, econômicas, em consequências sociais. Além disso, considera-se que:

O que é verdade sobre uma cultura, em seu nível mais geral é o fato de jamais ser uma forma em que as pessoas estão vivendo, num certo momento isolado, mas sim uma seleção e organização, de passado e presente, necessariamente provendo seus próprios tipos de continuidade - é também verdade, em diversos níveis, sobre muitos dos elementos do processo cultural (WILLAMS, 1992, p.182).

        No decorrer do tempo, novos e diferentes elementos são acrescentados na cultura de uma sociedade. Em outra definição a cultura é tida como:

Um sistema de significados, atitudes e valores compartilhados, e as formas simbólicas (apresentações – formas de comportamento, como festas e violência - e artefatos – construções culturais, como categorias de doença ou política) nas quais elas se expressam ou se incorporam (BURKE, 1989, p.26).

         Além das definições anteriores, em muitas referências a cultura pode ser dividida em popular e erudita. Para Costa (2004, p. 55) “Tradicionalmente a cultura popular vem sendo definida por oposição à cultura institucional”. Para a autora, essa divisão põe em oposição duas culturas que formam a cultura como um todo.

Quando se fala em cultura popular, as imagens que imediatamente vem à memória das pessoas remetem para o ambiente rural; ou quando muito para certas manifestações urbanas já consagradas como ‘folclore’ [...]. Mas a cultura popular abrange muito mais. Na medida em que ocupa o campo informal-ações e comportamentos aprendidos por imitação com os mais velhos se expressa em muitos aspectos do cotidiano (COSTA, 2004, p. 54).

         Dentro deste contexto a cultura popular é definida como um conjunto de conhecimentos espontâneos, relacionada a padrões tradicionais, que remete a manifestações que são populares como a arte, literatura, culinária, música, dança, festas, artesanatos, etc. Estes, são transmitidos de geração a geração por meio de ensinamentos populares, insere-se em seus conceitos como cultura produzida pelo povo e para o povo, resultante da interação de pessoas ou grupo de pessoas de um local, região, cidade ou nação, que através de seus costumes, crenças, tradições e valores formam o modo de viver, conviver de ver e sentir o mundo de um povo, o qual produz sua história e cultura que pode variar de um local para outro, surgindo versões diferentes as histórias contadas oralmente, pois elas narram fatos, situações que expressam suas vivências, seus valores morais e éticos, suas lutas, suas crenças, com intenção de preservar sua cultura, seu modo de viver e entender a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com