TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras Populares Infantis Brasileiras: Pega-pega, Pique-esconde

Por:   •  7/6/2019  •  Monografia  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE REFLEXIVA – Unidade II

Abro essa atividade ressaltando a ideia de Giuselini (1982 p.9)

“A função motora está presente desde a concepção e durante toda a vida do ser humano. O movimento é manifestação fundamental de desenvolvimento do homem e possibilita seu relacionamento com o mundo e com os demais, características inerentes da condição humana.”

TEMA: Brincadeiras Populares Infantis Brasileiras: pega-pega, pique-esconde.

FAIXA ETARIA A SER ATENDIDA: 5 (cinco) anos

OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver os movimentos globais, coordenação motora, noção temporal de espaço e lateralidade, capacidade de raciocínio e flexibilidade.

MATERIAIS: nenhum material palpável, apenas a vontade de participar de cada criança.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Pega-Pega: Com número indefinido de jogadores, um será o pegador e os demais serão fugitivos. O pegador sai correndo na tentativa de alcançar os demais, o primeiro fugitivo a ser tocado pelo pegador, torna-se pegador e a brincadeira reinicia.

Pique-Esconde: Também com número indefinido de jogadores, uma criança tem que tampar sua visão e contar até 30 no mesmo tempo que as outras se escondem. Após isso, ela tem que procurar e encontrar todos os outros para ganhar a brincadeira. Sempre que achar alguém, tem que correr e bater em algum ponto específico denominado pique, dizendo o nome do jogador que foi encontrado.

METODOLOGIA / AVALIAÇÃO

Serão observados nas atividades propostas a coordenação motora, flexibilidade, iniciação da importância de calculo de velocidade e noção de tempo e espaço físico. Além disso, verificar do mesmo modo, a expressão corporal e linguagem, a participação em grupo, o envolvimento com outros seres humanos ali presentes, empatia, inibição, desenvoltura, aspectos comportamentais e fisiológicos que são consideravelmente significativos para seu desenrolamento ou interação na sociedade e meio que vive.

[...] Compreende-se como importante característica do profissional de

Educação Infantil a busca constante por aprender sobre o desenvolvimento

da criança, sua forma de ver e sentir o mundo, criando oportunidades para ela manifestar suas ideias, sua linguagem, seus sentimentos, sua criatividade, suas reações, suas relações sociais e sua imaginação. (BRASIL, 1998, p. 82)

Referências Bibliográficas:

A Importância da Educação Física no Ensino Infantil na cidade de Barretos S.P , Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5346/1/2012_NubiadeFatimaMalta.pdf.

Apostila oferecida pela UNICID: Prática de Ensino em Ed. Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ens. Fundamental / Fundamentos para a Prática de Ens. da Educação Física na Educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com