TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calvin: vida, trabalho e reflexão

Bibliografia: Calvin: vida, trabalho e reflexão. Pesquise 798.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2014  •  Bibliografia  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

Calvino: Vida, obra e reflexos.

Por: Cristiano de Souza Melo (RA 230357)

Resenha do Artigo: 500 anos de João Calvino: Pensamentos sobre sua vida e contribuições (págs. 171-179)

Autor:Alderi Souza Matos

500 anos de João Calvino: Pensamentos sobre sua vida e contribuições , trata de expor sinteticamente a vida do Reformador João Calvino, expondo ponto centrais de suas ações, elucidando alguns equívocos e transmitir suas contribuições para a igreja protestante .

Em Junho de 2009 comemorou-se 500 anos do nascimento do reformador João Calvino. Este evento foi comemorado por todo o mundo com uma série de eventos especiais; em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, realizaram- se muitas conferencias e exposições históricas. No Brasil, principalmente as igrejas Presbiterianas tiveram em todo ano programações relacionada a este fato; a Assembleia Legislativa de São Paulo também prestou homenagem a Calvino em sessão solene. Mas esta comemoração ficou restrita ao meio evangélico, sendo pouco comentada no meio secular.

João Calvino foi o único dos grandes reformadores que nasceu em um país com cultura latina; natural de Noyon, cidade que fica no nordeste da França, era muito dedicado aos estudos e muito inteligente. Por seu pai ser ligado ao clero de Noyon, teve boas oportunidades educacionais. Se dedicou ao estudo do latim e dos clássicos na Universidade de Paris onde ingressou ainda adolescente e também realizou estudos jurídicos nas Universidades de Orléans e Bourges. Em 1531, publicou seu primeiro livro e em 1533 aderiu formalmente ao protestantismo.

Calvino era adepto ao Humanismo, movimento que coloca o ser humano como o principal na escala de importância. Algumas áreas de sua vida são cercadas de mistérios, embora tenha sido um escritor muito produtivo, ocultou sobre algumas de suas experiências, como o fato de sua conversão que supostamente aconteceu no ano de 1533. Calvino como todos protestantes do século XVI, foi influenciado por Lutero principalmente pelo conceito da justificação pela graça mediante a fé. Em 1536 publicou seu livro “Instituição da Religião Cristã”, que mostrou ao mundo seu conhecimento literário e bíblico e deu inicio a uma nova teologia, com ênfases peculiares e distintas daquelas de Lutero. Calvino também foi influenciado pelo reformador Ulrico Zuinglio e tinha grande apreço pelo pensamento de Agostinho.

Mudou-se para Genebra na Suíça onde o reformador local Guilherme Farel o convidou para ser pregador e professor das Escrituras. Depois de algum tempo, por conta de um desentendimento entre eles e as autoridades civis , foram expulsos de Genebra indo para a cidade alemã de Estrasburgo. Nesta cidade teve muitas experiências que influenciaram suas reflexões teológicas. Pastoreou uma igreja de refugiados franceses e acabou retornando para Genebra onde ficou até o fim de sua vida (1564).

A vida e os pensamentos de Calvino tem sido objetos de incompreensões e distorções. Esses problemas estão em torno de sua personalidade, de suas ações em Genebra e certos aspectos de sua teologia. Em algumas análises psicológicas o descreveu como um intelectual frio, insensível e antissocial. Outra área de distorções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com