TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Básicas do Capitalismo Monopolista

Por:   •  4/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  1.750 Visualizações

Página 1 de 8

CONTEUDO 4

Módulo 1- A 2ª Revolução Industrial, o capitalismo monopolista e a formação da sociedade de massa e de consumo.

Entende-se por 2ª Revolução Industrial as transformações do capitalismo a partir dos anos 70, pelo desenvolvimento dos sistemas de informação e tecnologia, dando origem a mudanças profundas nas bases da sociedade industrial, na relação entre países e na constituição da vida social.

O módulo compreende a discussão de conceitos relativamente complexos que são “trocados em miúdos” nos dois textos a seguir:

          Módulo1, Texto 1

Características básicas do capitalismo monopolista.

Capitalismo Monopolista diz respeito às mudanças operadas no capitalismo industrial ao longo das três últimas décadas do século passado, mudanças que se aprofundam ao longo desse século. Quais são elas?

O capitalismo industrial se caracterizava pelos “ganhos de escala” na produção, e pela utilização intensiva do fator trabalho. Esse arranjo tradicional do século XIX sofreu alterações significativas, na medida em que se expandia para outras regiões do mundo. Assim é que em pleno século XIX capitais e tecnologia britânicos, com agenciamento do Barão de Mauá, eram investidos no Brasil, na construção de ferrovias, transporte fluvial e modal. A Companhia Light instalou-se no Brasil também na passagem do século, e outras detentoras de capital e tecnologia. Do ponto de vista da atividade produtiva, essa modalidade, essa fase "monopolista", implicava grandes “plantas industriais” (com imobilização de capital em terrenos, prédios etc.), grandes linhas de montagem, verticalização da produção e do gerenciamento. Do ponto de vista financeiro, o capital investido mantinha estreita relação com os processos industriais utilizados, e com os resultados obtidos na distribuição dos produtos.

A informatização dos processos industriais, que é também mencionada como “avanço da tecnologia”, trouxe a redução sensível da utilização do trabalho humano (pela utilização de robôs), e desapareceram as grandes linhas de montagem; a produção passou a ser desenvolvida em vários locais (principalmente pela terceirização) com ganhos sensíveis em cada etapa, além de diminuir em muito a imobilização do capital. Do ponto de vista financeiro, hoje o deslocamento do capital se faz a um “click” dos operadores das bolsas e financeiras, com ganhos avultados, mas flexíveis (oscilantes), o capital especulativo circula 24 horas, e a informação sobre “tendências do mercado financeiro” tornou-se uma área de importância estratégica, assim como a área de “análise de risco de investimento”. Aliás, ambos os campos oferecem excelentes oportunidades de trabalho para administradores e jornalistas especializados (os comentaristas econômicos).

Esses são os aspectos centrais ao modelo de economia globalizada, um capitalismo cujo eixo é o capital financeiro (justamente aquele capital que, sem ter estreita relação com cada área produtiva, em cada país, ou setor, na verdade constitui o fluxo de investimento externo que dinamiza as atividades econômicas; todavia esse fluxo pode se deslocar, provocando crises nas economias nacionais ou não, dependendo do grau de dependência dessas economias nacionais em relação aos fluxos voláteis do capital financeiro).

A esse capital denomina-se “capital monopolista”, embora não seja o “monopólio” do capital, mas do nível de controle sobre a circulação mundial do capital financeiro. Detalhe: capital financeiro é aquele relacionado estreitamente ao desempenho da economia, embora não necessariamente à condução das atividades econômicas, ou produtivas; ele tem vínculo com os resultados, potenciais e auferidos com as atividades, mas foge dos insucessos, mesmo que potenciais. (Há todo um campo de saber especializado em Administração relativo à gestão técnica do capital)

É importante ter claro que a informação tornou-se elemento central a todo o processo, informação que significa tanto o “hardware” (equipamentos) quanto (ou principalmente) o “software” (sistemas de informação); tanto o processo produtivo quanto a potencialidade de mudança, e a comunicação sobre ele.

Exercício:

Texto1 Características básicas do capitalismo monopolista.

l) Quais semelhanças e diferenças podem ser apontadas entre o modelo do capitalismo industrial dos anos 50 e 60 e o modelo atual de capitalismo? Para facilitar sua resposta aponte semelhanças e diferenças em relação ao capital, processos produtivos, emprego e reflexos no padrão societário. Escolha nas alternativas abaixo a que lhe parecer correta, e depois confira a resposta.

a) O capitalismo desde os anos 50 até hoje continua o mesmo: o capital continua em expansão internacional, os processos produtivos continuam em sofisticação crescente, cada vez mais empregos aparecem, mas a sociedade hoje é diferente, as classes sociais praticamente desapareceram por causa do consumo.

b) A semelhança reside no modo de produção: continua capitalista, isto é a acumulação se faz pela mais-valia, mas os processos produtivos são distintos, apesar de as empresas serem cada vez maiores, contratando cada vez mais funcionários, além do mais, do ponto de vista do padrão societário as diferenças não são significativas;

c) São dois momentos do mesmo modo de produção capitalista, portanto desse ponto de vista não se registraram diferenças, apenas houve mudança de tecnologia, e por consequência ampliação da classe média;

d) A semelhança reside na estrutura do modo de produção (que continua capitalista), mas hoje o capital aparece sob a forma de capital financeiro, circulando pelas economias em fluxos especulativos velozes, graças à tecnologia de informação, fator que alterou também os processos produtivos, o padrão societário não se alterou: a distribuição de estratos sociais (classes) permanece a mesma;

e) São dois momentos do mesmo modo de produção capitalista, portanto desse ponto de vista não se registraram diferenças, contudo a formação do capital financeiro e o desenvolvimento de novas tecnologias de controle da produção e de circulação da informação possibilitaram a aplicação do capital em escala global e produção descentralizada, com impactos na queda do nível de empregos industriais e salários, dando origem a um modelo econômico excludente, apesar da ampliação do mercado consumidor.

Resposta: e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com