TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa De Bonecas

Ensaios: Casa De Bonecas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Casa de Bonecas

Nora Helmer sempre levara uma vida de conforto doméstico, governada todo o tempo pelo seu pai e depois pelo seu marido. Tempos atrás, Nora tinha pegado dinheiro emprestado de um homem de má reputação chamado Krogstad forjando a assinatura do seu pai numa nota promissória. Desta forma, ela tinha conseguido pagar uma viagem à Itália para salvar a vida de Torvald, seu marido, que estava seriamente doente. Torvald nada sabia sobre seu estado de saúde nem sobre a origem do dinheiro, que ele acreditava ter sido dado pelo pai de Nora. Desde essa época, ela teve que planejar formas de pagar seu empréstimo, ficando cada vez mais preocupada sobre dinheiro.

Quando a peça começa, é véspera de Natal e Torvald acaba de ser promovido a gerente do banco, o que fará com que ele receba um grande aumento de salário. Nora fica excitada porque acha que finalmente será capaz de pagar sua dívida. No entanto, sua felicidade logo acaba quando Krogstad chega para uma conversa. Ele está furioso, pois acaba se saber que seu cargo no banco de Torvald foi prometido para a sra. Linde, uma velha amiga de escola de Nora, que tinha chegado há pouco tempo na cidade em busca de emprego. Krogstad diz a Nora que ele contará seu segredo a Torvald se ela não convencer seu marido a deixá-lo no seu cargo. Nora tenta convencer Torvald usando todos os truques femininos que ele encoraja, mas sem sucesso. Torvald afirma que a natureza moralmente corrupta de Krogstad é repulsiva e é impossível trabalhar com ele. Nora fica muito preocupada.

No dia seguinte, Nora está andando nervosamente pela casa, temendo que Krogstad apareça a qualquer momento. Por sorte, ela também tem que se ocupar com a preparação de um grande vestido de baile que ela irá usar na noite seguinte, o que a distrai um pouco. Ela conversa com a preocupada sra. Linde, que a ajuda a reparar seu vestido. Quando Torvald volta do banco, para onde ele tinha ido resolver alguns problemas, ela novamente tenta interceder em favor de Krogstad. Desta vez, Torvald não apenas recusa como também envia a carta de demissão que ele já tinha preparado para Krogstad. Ele garante à assustada Nora que assumirá a responsabilidade por quaisquer consequências desagradáveis que possam acontecer a eles. Nora fica extremamente comovida por este comentário e começa a considerar a possibilidade deste episódio transformar para melhor seu casamento. Ela também pensa sobre a possibilidade de suicídio.

Enquanto isso, ela conversa e flerta com o charmoso Dr. Rank. Ela descobre que ele irá morrer em breve e a conversa se torna mais íntima. Quando Nora está prestes a pedir que ele a ajude com seu problema, ele declara que a ama. Suas palavras a detém e Nora muda o assunto para temas mais seguros. A conversa é interrompida pelo anúncio da chegada de Krogstad. Nora pede que o Dr. Rank se retire e faz com que Krogstad entre.

Krogstad diz que mudou de ideia e não irá mais denunciá-la publicamente, apesar de continuar a manter a promissória em seu poder. Ao invés disso, ele quer dar uma carta a Torvald explicando o assunto, pressionando-o para ajudar Krogstad a se reabilitar. Nora protesta sobre a ideia de envolver Torvald. Para seu horror, Krogstad coloca a carta na caixa de correio de Torvald assim mesmo. Nora exclama em voz alta que ela e Torvald estão perdidos. Entretanto, ela ainda tenta usar seu charme para impedir que Torvald leia a carta, distraindo-o dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com