TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Modernista

Artigos Científicos: Casa Modernista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  448 Visualizações

A residência da Rua Itápolis,(conhecida também como Casa modernista da rua Itápolis ou simplesmente como Casa modernista), localizada no bairro do Pacaembu, em São Paulo, é considerada uma das primeiras manifestações da arquitetura moderna no Brasil.

A casa ganhou também alguma notoriedade na historiografia da arte brasileiro pois ficou em exposição de 26 de março a 20 de abril de 1930 e impulsionou a renovação arquitetônica brasileira, tornando-se uma referência e complementando a revolução assinalada pela "Semana de Arte Moderna de 1922", em um evento que ficou conhecido como "Exposição da casa modernista".

apresenta um conjunto articulado de arquitetura e decoração interior, o que permite entrever a proposta do seu autor de integrar arte, arquitetura e design na criação de um ambiente. Para a realização do projeto, Warchavchik monta oficinas que fabricam, com base em seus desenhos, todo o mobiliário, caracterizado por linhas puras e funcionais, condizentes com a concepção da casa.No projeto arquitetônico da residência, Warchavchik procurou resolver os problemas de economia de meios e recursos e de sua funcionalidade de maneira a produzir um resultado estético o mais satisfatório possível. Ao contrário do raciocínio projetual tradicional, eliminou corredores e integrou espaços com a finalidade de obter áreas mais amplas.

O arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que visitou a casa ainda em construção no ano de 1929 admirou a plasticidade do muro em curva que separa o jardim social do quintal de serviço, elaborada por Gregori, dentre outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com