TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Modernista (rua Itápolis)

Artigo: Casa Modernista (rua Itápolis). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

Casa Modernista (rua Itápolis)

A residência da Rua Itápolis, projetada pelo arquiteto ucraniano-brasileiro Gregori Warchavchik (conhecida também como Casa modernista da rua Itápolis ou Casa modernista)é considerada uma das primeiras manifestações da arquitetura moderna no Brasil.

No projeto, Warchavchik procurou resolver, de maneira mais estética possível, a questão econômica e funcional. Ao contrário do tradicional, eliminou corredores com a finalidade de obter mais espaço. Uma planta-baixa pequena, simples e econômica mudou a concepção de muitos a respeito da arquitetura moderna e passou a ser referência para o Estado. Ou seja, usar menos espaço para ter mais integração.

A casa na rua Itápolis, também foi construída sob os "princípios modernistas". Não tinha um cliente específico, a casa foi feita para ser alugada. Mas foi lá que aconteceu, em 1930, a Exposição de uma casa modernista, um evento de grande repercussão na época e que divulgou a produção de vários artistas contemporâneos, como Tarsila do Amaral. A casa, para a época, era bastante racional - por exemplo, era comum construir ante-salas, halls, que introduziam as pessoas aos poucos a certos cômodos, isso não existe nessa casa. Além dessa racionalidade dos espaços, a casa tem uma estética cubista, com volumes assimétricos e puros, pintados de branco. O paisagismo é feito com plantas tipicamente tropicais, reafirmando os princípios do modernismo brasileiro. Os móveis da casa também tinham um desenho moderno, a maioria deles desenhados pelo próprio arquiteto.

Durante algum tempo, Warchavchik foi discriminado pelos críticos e historiadores que diziam que a casa só pretendia ser moderna e não era de verdade. Se baseavam no fato de que um dos princípios de Le Corbusier para uma construção moderna era a laje plana, sem telhado. A casa de Warchavchik tem telhado. Ele está escondido atrás da platibanda, para dar a impressão do volume fechado (que seria adquirido pelo uso da laje). Foi muito criticado por causa disso. Mas isso só aconteceu porque naquela época, a indústria brasileira era praticamente inexistente. Uma laje de concreto era caríssima e faltava mão-de-obra especializada. Então, ele teve que fazer algumas concessões, certo? Mesmo assim, é interessante comparar essa casa com a Villa Savoye, de Le Corbusier, que é de 1929 (um ano antes da casa da rua Itápolis).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com