TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roberto da Matta. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil

Resenha: Roberto da Matta. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Resenha  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  629 Visualizações

DA MATA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1985. P. 25-7.

VIEIRA, Daniela

Roberto da Matta (Niterói, 29 de Julho de 1936) é um antropólogo, conferencista, consultor, colunista de jornal e produtor brasileiro de TV. Graduado e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962), Roberto possui curso de especialização em antropologia social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1960) bem como mestrado e doutorado (PhD) em 1969 e 1971 respectivamente pela Universidade Harvard.

Resenha

O texto descreve algumas experiências que Roberto adquiriu em suas viagens e em seus estudos sobre a ordenação das ruas em alguns países, como exemplo, ele achou “curioso e intrigante” descobrir que em Tóquio o sistema de endereços é parecido com o do Brasil – um sistema personalizado, as pessoas indicam a ordenação e a denominação do espaço com mais intimidade.

Nos Estados Unidos, Roberto afirmou que o modo de ordenação das ruas é “positivamente geométrico”, por causa disto, os estadunidenses têm uma forma impessoal para indicar a orientação das ruas, eles usam os termos dos pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.

Enfim, a ordenação das ruas, como quase tudo que se encontra em cada país é derivado das culturas e valores de cada população, que são ab sorvidos pelas sociedades em geral.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com