TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleção de Arte Contemporânea

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 7


[pic 1]

História da Arte Contemporânea

Docente: Maria João Pereira Neto

Trabalho individual Março 2018[pic 2]

  1. Introdução

 “A modernidade é o transitório, o fugitivo, o contingente, a metade da arte, cuja outra metade é o eterno e o imutável (…)” Charles Baudelaire In Poesia e Prosa-  O Pintor da Vida Moderna

O trabalho individual proposto é a constituição de uma coleção inicial de 7 obras de 7 artistas que ilustrem a modernidade na arte contemporânea.

Tendo como tema a modernidade e como objetivo dar inicio a uma coleção de obras arte contemporânea, a minha pesquisa começa no MoMA- Museum of Modern Art, New York, NY, Estados Unidos -  o primeiro sitio que veio à mente, ao pensar em colecionar arte contemporânea. Não é preciso uma busca intensiva na galeria on-line, uma vez que conheço à partida os meus primeiros 7 artistas, se bem que nalguns casos é necessário escolher com cuidado a obra que fará parte das primeiras 7.  A escolha é feita considerando o tema proposto e o gosto pessoal e preciso de procurar nas galerias de outros museus para encontrar as obras que procuro. A minha pesquisa foi também baseada em livros que tenho em casa, especialmente a obra de Miró escolhida, que faz parte de uma coleção particular e que não se associa normalmente ao pintor.

Todas as imagens foram retiradas de www.wikiart.org/en/

  1. As obras

2.1 Dalí

[pic 3]

 No MoMA encontro logo a primeira obra de arte em que penso imediatamente ao referir arte moderna: ‘'A persistência da memoria'' de Salvador Dalí.  (fig.1 ) Apesar de não ser necessariamente a minha preferida, foi sem dúvida a obra que me introduziu á temática, daí ser a minha primeira escolha. Identifico-me com o tema do tempo, que me fascina e que considero eterno.

Os relógios, a representação do tempo, o eterno e o imutável, o efémero e o infinito, a representação mais evidente da modernidade. [pic 4][pic 5]

“A sequência de relógios derretidos numa paisagem desarticulada é a representação de um sonho que Dalí experimentara, a figura no meio da pintura é a face do próprio sonhador. A interpretação geral é que a pintura, que retrata relógios a derreter, é uma rejeição do tempo como uma influência sólida e determinista´” (in  Salvador Dalí: Vida e Obra, Frank Weyers)

 

2.2 Picasso

[pic 6]

Naturalmente, outro artista em que penso logo é Pablo Picasso, e de todas as suas obras, '' Les Demoiselles d'Avignon '' (fig.2) é a que mais suscita o meu interesse pelo facto de ter, na altura, chocado ate os amigos mais próximos de Picasso.

O tema de mulheres nuas não era em si mesmo incomum, mas o facto de Picasso pintar as mulheres como prostitutas em posturas agressivamente sexuais era novo. Os estudos de Picasso sobre a arte ibérica e tribal são mais evidentes nas faces de três das mulheres, que são apresentadas como máscaras, sugerindo que sua sexualidade não é apenas agressiva, mas também primitiva.  (www.wikiart.org)[pic 7][pic 8]

Obra de grandes dimensões, o ponto principal do Les Demoiselles d'Avignon era desafiar as suposições normais do espectador. Os gigantescos nus intrusivos, a ausência de perspetiva, a natureza desconexa do grupo, a justaposição de rostos normais com rostos mascarados, o facto de todos os cinco parecerem presos no tempo: tudo isso contribuiu para o caos calidoscópico e o sentido pictórico de anarquia. (in www.moma.org)

2.3 Cézanne

[pic 9]

O próximo artista é Cézanne. O meu preferido. A obra tem a particularidade de não ser um quadro, mas cinco, '' Os jogadores de cartas'' de Paul Cézanne, (fig.3)  e apesar de a segunda versão estar no MoMA, a minha preferida traz-me de volta para a europa : A quinta versão está no museu de Orsay em Paris.

Deparei-me com esta obra pela primeira vez num livro com as obras de Cézanne (Paul Cezanne, Ulrike Becks-Malorny;Taschen 2012)  e fiquei cativado pelas pinceladas largas e bruscas e também pelo uso de uma palete maioritariamente escura, que se reflete no quadro mas ao mesmo tempo em contraste com uma imagem familiar de dois homens a jogar cartas. A lentidão e a familiaridade, transmitida pela cena, a calma, a intemporalidade. – Uma das marcas da modernidade: [pic 10][pic 11]

Os artistas deveriam documentar o seu tempo, captar o universal no quotidiano, o que era próprio do aqui e agora: o presente.

2.4 Miró

No livro “Joan Miró, Janis Mink, Taschen,2012 “encontrei a obra '' O camponês'' (fig.4). Apesar de ser claramente inspirada na obra de Van Gogh, na palete e na pincelada pesada, encontro uma certa semelhança entre esta obra e os jogadores de cartas de Cézanne, e pelas mesmas razões, entrou também na minha coleção. A captação do universal no quotidiano, a intemporalidade.  [pic 12]

Nesta obra não se reflete ainda o conhecido estilo de Miró, com o qual não me identifico. No inicio da sua carreira, no entanto, Miró foi muito influenciado pelos fauvistas e quis exprimir algo eterno e essencial e para isso procurou inspiração nas suas raízes catalãs.

[pic 13]

[pic 14]

2.5 Van Gogh

[pic 15]

 

A próxima obra na lista é '' Os comedores de batatas'' de Van Gogh, (fig.5)  considerada pelo próprio o seu melhor trabalho, esta obra mostra uma visão realista de um grupo de camponeses, foram usados propositadamente modelos 'feios', isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (936.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com