TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo uma Ideia de Cidade

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Aldo Rossi nasceu no dia 3 de maio de 1931 em Milão, Itália, onde sua família trabalhava com fabricação de bicicletas. Em 1940, período da Segunda Guerra Mundial mudou-se para Como estudar em um colégio de religioso. Com o termino da Guerra ingressou na Universidade Politécnica de Milão, em 1949 onde se formou como arquiteto em 1959, durante sua vida acadêmica teve a oportunidade de estagiar com os arquitetos Ignazio Gardella e Marco Zanuso.

Em 1955, ainda na faculdade, Rossi teve a oportunidade de trabalhar como editor na revista “Casabella – Continuitá”, comandada por Ernesto Nathan Rogers, e em 1964 assumiu a direção da redação. Logo depois de formado, Rossi leciona em algumas escolas de arquitetura, no qual se tornou assistente de Ludovico Quaroni, na Scuola di Urbanismo di Arezzo, e de Carlo Aymonino no IAUV (Instituto de Arquitetura de Veneza) em 1963, nesse período sua carreira avança ao se tornar pesquisador da IAUV. Em seguida em 1965 foi convidado pela Faculdade de Arquitetura de Milão a coordenar o curso de Características Distributivas.

O autor escrevia textos explicando seus métodos de projeto em suas obras, que estavam ligados a analise dos tecidos urbanos como um fato histórico remetendo-se as concepções tradicionais e resultou-se em seu livro L’Architettura della Città (A arquitetura da cidade) publicado em 1966 que se tornou uma referência na cidade da segunda metade do século XX, principalmente para os jovens estudantes, motivando-os a estudar a cidade.

Um de seus projetos que mais se desatacaram nesse período foi o complexo habitacional do bairro Gallaratese, em Milão (1969-1973), dois blocos separados por uma fenda, com janelas quadradas e simples, o que garante que o projeto possa a ser repetido em outras soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com