TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conto do Alienista e Realismo

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 2

1

[pic 1]

Trabalho

De

Português

Tema: Conto do Alienista e Realismo
Aluno: Vitor Eduardo
Turma: 103B
Professora: Dilma

2

Sumário

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Microrrealismo
  • Narrador
  • Tempo
  • Psicologia e Filosofia

3

O conto fala que cada pessoa tem a sua própria personalidade e o “padrão” de vida, mas ela pode mudar a qualquer momento, seja por emprego/estudo que mudou, seja por pensamento que era muito fechado e ruim que quando pensou de outra forma fica melhor e menos preconceituoso, colocando a razão na frente. Mostrando que mudar, é uma forma de evoluir e não de ser um louco por isso. Afinal de contas, o que é ser louco?

O microrrealismo faz com que a atenção do leitor vá do coletivo para ir à mente e à alma do ser humano, encaixando na parte do final em que o alienista se acha o único anormal da cidade e fica sozinho na Casa Verde para o resto da vida dele, ou quando o Porfírio queria ser líder e ocupar uma posição mais elevada.

O narrador, geralmente, escreve uma história e coloca o que ele sempre quis dizer, no realismo não seria diferente, a história pode ter várias mensagens boas, fortes, firmes para que o leitor possa refletir. O narrador nunca é impassível diante dos personagens, sempre funde a sua voz à eles. O narrador revela grande consciência técnica, procurando destacá-las de acordo com as perspectivas de cada personagem, ele de forma intencional não parece querer correr risco de ceder a perspectiva de personagens que não teriam condições de realizar a critica social desenvolvida pela voz narrativa, pro outro lado, a agressividade ideológica é mais desenvolvida na caracterização mais próximos dos protagonistas.

O tempo ocorrido no conto é praticamente igual aos de outros contos do Machado de Assis e de outros no Realismo, sempre seguindo de forma linear e contínua. Tem um ou outro conto em que o tempo se passa de outra maneira, mas aqui no conto do Alienista não se difere dos outros.

A Psicologia no Conto do Alienista é praticamente ele todo, pois o tempo todo no conto é falado da loucura, o que e porquê o Dr. Bacamarte ficar internando as pessoas só por motivos delas mudarem a “normalidade” em que elas viviam, sempre que o Machado de Assis usava a ironia como na parte em que o Doutor não ligava para o que as pessoas achavam de ele internar quase

4

toda a cidade só para comprovar a teoria dele, utilizando também a metafísica nesse mesmo ponto.

A loucura descrita nesse conto pode ser vista de cada pessoa. Cada pessoa tem a sua visão de cada coisa. O que pode ser normal pra você pode acabar não sendo normal pra mim e o que pode ser loucura para algumas pessoas podem não ser para outras como foi dito no conto.

5

Bibliografia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_de_Machado_de_Assis

https://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo#O_realismo_na_literatura

http://leitoresdepressivos.com/2014/04/resenha-do-livro-o-alienista-de-machado-de-assis/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com