TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Conto O Alienista

Ensaios: Resumo Do Conto O Alienista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 2

Na obra “O Alienista” Machado de Assis retrata a história de um médico, chamado Dr. Simão Bacamarte, ele é casado com D. Evarista que já foi casada e ficou viúva.

Dr. Simão, o Alienista, se dedica a estudar a mente e a psiquiatria. Ele conquistou grande fama na Europa e então retorna a sua cidade natal, Itaguaí no Rio de Janeiro. Para se dedicar mais a sua pesquisa decide abrir uma clinica, chamada Casa Verde, com o intuito de internar pessoas consideradas loucas, estudá-las e tratá-las.

A princípio ele interna apenas pessoas que realmente possuem casos de loucura, sendo aclamado pela população. Porém Bacamarte começa a internar pessoas sãs, como Costa, que teria ganhado uma herança milionária e gastou tudo em empréstimos aos outros, acabando na miséria. Até a esposa de Alienista é diagnosticada com loucura, por não conseguir decidir que colar usar e é internada na Casa Verde.

Metade da população já estava internada e as pessoas começam a se revoltar. Porfírio, o barbeiro, é o líder da revolta que tem a finalidade libertar os presos injustamente, a revolta fica conhecida como “Revolta dos canjicas”. Por fim, a manifestação não consegue êxito e seus participantes acabam internados.

Quando a maioria da população da cidade estava internada, Dr. Simão decidi rever seus critérios e percebeu que estavam errados, então percebe que se a maioria seguia um desvio de padrão, quem fugia a esse desvio é que era realmente louco. Então a minoria é internada.

O Alienista não encontrou ninguém que possuísse ao menos um desvio de caráter a não ser ele mesmo, então se internou e ficou sozinho na Casa Verde, falecendo dezessete meses depois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com