TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Conto o Alienista

Por:   •  2/8/2019  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 3

O Alienista

Uma obra muito famosa do autor Joaquim Maria Machado de Assis que foi um grande escritor brasileiro nasci do no Rio de Janeiro, conhecido por suas grandes obras  literárias.Nesta obra ele apresenta um a grande crítica social, abrindo espaço para  a análise  e a  diferenciação do normal  e anormal no  séc. 19

Acentuações sarcásticas nas falas, usadas propositalmente para chamar atenção da realidade, costumes e valores da época vivida por ele.

O personagem principal  dr.Bacamarte era um médico renomado que retorna ao Brasil para colocar seus conhecimentos da área psiquiátrica em prática. Então ele começou a estudar as pessoas de uma cidade do RJ Itaguaí e suas relações sociais.

 Podendo ser considerado um  homem  insensível, dr.Bacamarte colocava  a  ciência  acima de tudo.Digo também pelo fato da escolha de sua esposa em virtude anatômica e fisiológica para gerara filhos inteligentes e fortes (que não foi o caso, pois eles não tiveram filhos).Muito egocêntrico, se considerava  superior  às  outras  pessoa s  pelo  simples  fato  de  ser  um médico  e  seus  conhecimentos  à  ciência. O local por ficar cheio, dr.Bacamarte acaba se tornando um médico obcecado pelo trabalho que inicialmente os internos possuíam realmente casos de loucuras, fazendo-o a enxergar loucura em todas as pessoas que fugissem do padrão moral da sociedade. Para ele,  toda  pessoa  que  apresentasse  algum  comportamento  que fugisse   dos  padrões  normais  da  sociedade,  seria  considerado  louco e, conseqüentemente ,  deveria  ser  internado  na  Casa  Verde ( casa de Orates).O que nos remete a época do Renscimento (“Nau dos Loucos”o que atrapalhasse os costumes da sociedade era exilado do convívio).

 Um pouco fora do real pois  uma pessoa   ao  se r  analisada,  pode apresentar em   algum momento da vida, comportamentos  e   características  consideradas  loucura. Quanto mais se questionavam, mais loucos seriam.

O médico acaba se questionando e sendo o próprio objeto da sua tese, por ser o único com características perfeitas de conduta, considerando que quem fosse completamente normal seria considerado uma pessoa  mentalmente  desequilibrada. Se internou ,em busca de uma cura  para si  mesmo,  morrendo pouco tempo depois.  

Através desse conto, nós podemos refletir sobre direitos: direitos humanos, direito de defesa, direito do livre arbítrio. Nos mostra como frágil pode ser um sistema de saúde diante da soberania de um alto poder, sendo ele político ou não. Como nesse conto, um médico pode se intitular capaz e dono do saber, colocando em risco a saúde de pacientes e a dele. A realidade é que muitos erram pensando ter conhecimentos absolutos e respaldados por condições superiores, praticam total desumanidade.

Podemos perceber que a doença mental e a loucura são sempre retratadas em vários âmbitos da história. Crítica social sobre: O que realmente pode ser considerado normal?Foram ressaltados em suas crítica, o direito e proteção das pessoas portadoras de transtornos mentais (quase cem anos depois, lei antimanicomial) com o objetivo de humanizar o paciente, promoção do convívio familiar, evitar internações prolongadas, recebendo tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial, por exemplo.Transferir responsabilidades de conscientizações para a sociedade que um regime aberto de tratamento não oferece riscos, pelo contrário, traz a inserção do paciente no convívio social e promoção de saúde mental, tornando mais eficazes os tratamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com