TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coração de ouro

Por:   •  21/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO:  Música  SÉRIE:     3º Ano     

PROFESSORA: Ilcéia Mazzo

PROJETO DE ESTÁGIO

1. Tema: Propriedades do som

2. Título: Altura, timbre, intensidade e duração.

3. Introdução: Sons são freqüências, medidas em Hertz ( o som do diapasão - nota A - por exemplo, é 440 Hz )Todo e qualquer som musical possui quatro propriedades. São elas a Altura, a Intensidade, o Timbre e a Duração.

4. Justificativa: É importante conhecermos as propriedades sonoras, pois através delas podemos dizer as características de cada som, seja de música, animais, objetos e de nosso cotidiano. A propriedades são definidas da seguinte forma:

DURAÇÃO: É o tempo de produção do som. Pode ser mais longo ou mais curto.

INTENSIDADE: É a propriedade do som ser mais forte ou mais fraco.

ALTURA: É a propriedade do som ser mais grave ou mais agudo.

TIMBRE: É a qualidade do som que permite reconhecer sua origem. É esta propriedade do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra, apesar de estarem a produzir sons com a mesma frequência.

5.Objetivo Geral:

Conhecer as propriedades do som.

   Objetivos Específicos:

Definir o que é TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO e INTENSIDADE.

Diferenciar as propriedades sonoras.

Mostrar exemplos de cada propriedade.

Realizar atividades dinâmicas com os alunos.

6. Fundamentação Teórica: O que já foi dito sobre o assunto? Elaborar um texto sobre uma visão geral do problema com base em autores consultados, fazer citações indiretas de preferência e mencionar as fontes consultadas no texto. A Fundamentação Teórica que dará suporte ao desenvolvimento do projeto.

7. Metodologia:

1ª Aula: Descobrindo e entendendo os sons.

Nesta aula, vamos abordar com os alunos a idéia de qualidade do som, ou seja, o conjunto de características pelo qual identificamos e diferenciamos os sons.

Para começar, podemos levantar com os alunos quais os conceitos que eles têm, em relação aos sons, de:

- grave e agudo

- alto e baixo

- longo e curto

- fraco e forte


Podemos pedir que os alunos descrevam estas qualidades dos sons ou simplesmente os exemplifiquem com a boca ou percutindo o próprio corpo ou objetos da sala de aula. Para cada som que os alunos indiquem em relação à lista acima, vamos conversar com a turma sobre as razoes que nos levam a identificar nos sons e estas qualidades: Por que consideramos um som grosso? Por que achamos que um som é forte? O que nos leva a acreditar que determinado som é fino? Qual o conceito que temos de agudo e grave? Qual destes é mais agradável ao ouvido e por que? Que tipo de som nos mantém mais alertas ou chama nossa atenção e qual tipo som nos incomoda menos, e por que?

Todas estas perguntas e outras que podemos elaborar durante a atividade, pois elas vão conduzir a conversa para a construção do conhecimento.

2ª Aula: TIMBRE

Na atividade desta aula, vamos retomar com os alunos a importância do reconhecimento destas qualidades para a escuta musical. Para esta atividade, precisaremos de vários timbres de animais em um CD, e utilizando um aparelho de som serão mostrados aos alunos que deverão dizer de que animal é aquele som.

Após este momento faremos uma dinâmica em sala onde será realizado um jogo de bingo. Cada aluno recebera uma cartela com figuras de animais, todas as cartelas são diferentes uma da outra. Com a ajuda de um CD será mostrado alguns sons de animais e o aluno que tiver o animal correspondente em sua cartela ira marcar com um botão. O aluno que preencher a cartela primeiro ganha o jogo.

3ª Aula: ALTURA

Nesta aula vamos falar sobre a altura, definindo, diferenciando e explicando a mesma. Será mostrada aos alunos a diferença de um som grave e um som agudo com a ajuda de um teclado. Após isso, será escolhido alguns alunos para mostrar no teclado um som grave e um agudo. Depois disso, realizaremos uma brincadeira em sala de aula parecida com a brincadeira “VIVO-MORTO” onde ao escutarem um som agudo os alunos deverão ficar em pé e ao escutarem um som grave deverão abaixar, quem ficar de pé ou abaixado na hora errada sai da brincadeira e assim por diante até sobrar somente o vencedor do jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com