TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curta trabalho de piedade

Resenha: Curta trabalho de piedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Resenha  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo da obra o auto da compadecida

A peça é contada por um palhaço, que e um dos principais personagens, pois entra e sai da história, participando por etapas. A história se dá início quando Chicó e João Grilo tentam convencer o padre dar a benção no cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro. Como o padre se nega a dar a benção, então o cachorro morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre faça o enterro do animal. E João Grilo diz ao padre que o cachorro tinha um testamento e que lhe deixara uma herança para a sua mulher. Quando o bispo descobre, Grilo mente que, na verdade, parte da herança iriam para a igreja, para que o bispo não arrumasse problemas.

Depois de toda a confusão sobre o enterro do cachorro, João Grilo combina com Chicó para também tirarem vantagem da situação. Manda Chicó esconder moedas em um gato e colocar uma bexiga de sangue por baixo da camisa, para o caso de o primeiro plano falhar.

Como havia perdido seu animal de estimação, João resolve vender o gato que escondia o dinheiro para a mulher do padeiro. Quando o padeiro descobre, volta à igreja para brigar com João. Nessa parte do livro, todos estavam reunidos na igreja, pois João estava entregando o dinheiro prometido a igreja.

De repente ouve tiros e gritos do lado de fora, era o cangaceiro Severino. Ele entrou na igreja, roubou o dinheiro e matou o bispo, o padre, o sacristão, o padeiro e a mulher. Na hora de matar João Grilo, Severino dá de presente uma gaita abençoada pelo Padre Cícero que teria o poder de ressuscitar as pessoas.

Para o cangaceiro acreditar, João dá uma facada em Chicó e estoura a bexiga com sangue, e Chicó cai e João Grilo toca a gaita enquanto o amigo levanta dançando no ritmo da música. Primeiro plano deu certo, Severino, então, manda o seu amigo que lhe dar um tiro e depois pede que toque a gaita para ele poder ir se encontrar com Padre Cícero e depois ressuscitar. O amigo obedece, atira, mas quando toca a gaita nada acontece. Chicó e João Grilo se atracam com o amigo de Severino, que acaba levando uma facada. Quando Chicó e João Grilo estavam fugindo com o dinheiro que pegaram de Severino, o amigo que levou a facada reage e mata João Grilo.

No céu, todos se encontram para o juízo final. O diabo e Jesus apresentam as acusações e defesas. João então chama Nossa Senhora para testemunhar e protegê-los. É o que ela faz. O padre, o bispo, o sacristão, o padeiro e sua mulher são mandados para o purgatório. Severino e o seu amigo são perdoados e enviados ao paraíso, e João retorna ao seu corpo.

Quando retorna, consegue ver Chicó lhe enterrando, levanta e dá um susto no amigo. Depois de conseguir fazer Chicó acreditar que está vivo, os dois se animam e fazem planos para gastar o dinheiro do enterro. Até que Chicó se lembra da promessa que fez a Nossa Senhora, que daria todo dinheiro caso João sobrevivesse, e eles cumpriram a promessa, deram todo o dinheiro para a igreja.

Personagens

Os principais personagens são:

O Palhaço: como a peça é escrita para ser em forma de teatro, o palhaço atua como um apresentador, entrando e saindo da trama, e conversando com o público.

João Grilo: Um homem pobre e astuto que vive arranjando confusões. Trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de Chicó.Usa de sua inteligência para sobreviver.

Chicó: É medroso quando se trata das confusões de João Grilo. Gosta de contar histórias. Também trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de João.

O padeiro: Homem avarento, dono da padaria de Taperoá. Esposo de uma mulher infiel.

A mulher do padeiro: Mulher adultera que se diz santa. Gosta de animais e é interesseira. Assim como o marido, é muito avarenta.

Padre João: Padre que chefia a paróquia de Taperoá. Age conforme os interesses dos mais poderosos, é avarento e usa de sua autoridade religiosa para obter lucro material.

Bispo: Assim como o padre, utiliza do cargo para ganhar dinheiro.

Sacristão: É o sacristão da paróquia. Também cede a chantagem de João Grilo na tentativa de enterrar o cachorro quando descobre que ficaria com um pouco do dinheiro que foi deixado pelo cachorro.

Antônio Morais: é um major ignorante e autoritário, que usa seu poder para colocar medo aos mais pobres.

Severino: é um cangaceiro que encontrou no crime por uma forma de sobrevivência, pois seus pais foram mortos pela Polícia.

Cangaceiro: É um dos capangas de Severino que vive fazendo de tudo para agradar seu chefe.

A Compadecida: É a própria Nossa Senhora que é Bondosa, ela intercede por todos no Julgamento, defendendo apenas os sinceros e puros.

Emanuel: É o próprio Jesus Cristo, e também o juiz do povo, julgando sempre com sabedoria, tem o dom da misericórdia.

Encourado: é a encarnação do Diabo, que vive tentando imitar Emanuel, por isso exige respeito por onde passa, e também é o justo promotor do Julgamento, mas diferentemente de Emanuel e da Compadecida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com