TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGN

Seminário: DESIGN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Essa semana tive uma conversa na minha busca eterna por clientes com um pessoal do varejo que me fez pensar de uma forma diferente. Alguns anúncios de empresas tem sempre a mesma cara, muitas vezes chega a incomodar de tão feio. Num bom papo com um dono de concessionária daqui de Brasília, perguntei o motivo dos anúncios serem tão “quadrados”. Ele me mostrou alguns anúncios antigos dos quais eram todos muito bem elaborados, cheio de efeitos, cores, sombras e textos engraçadinhos. Então ele deixou claro: “Os anúncios eram lindos, cheio de cores, mas não me traziam clientes e as vendas iam lá embaixo. Quando voltamos ao formato clássico as vendas voltaram a subir cada vez mais.”

Pronto chegamos ao ponto da discussão, aí que entra o que vou chamar de Design de resultados. Muitas vezes quando recebemos briefing, já pegamos referências de mestres internacionais, observamos os anúncios dos concorrentes para chegarmos a um conceito. Mas e no final das contas? Será que aquilo realmente vai trazer resultados pro cliente? As vendas dele irão aumentar? Muitos vão dizer que não são do marketing nem elaboram planejamentos para aumento de vendas, mas se você faz algo que o cliente final entenda e traga resultado pro empresário, pode ter certeza que é um freela certo. O exemplo mais fácil é o de supermercados, aqueles velhos panfletos, cheio de produtos com tons vermelhos e amarelos, muitas vezes poluído visualmente, mas a dona de casa não se importa e já vai direto nas ofertas, e vai sim no mercado se o preço for atrativo.

Cabe ao designer chamar a responsabilidade e fazer com que melhore como um todo, não estou defendendo que façam coisas mal feitas só para trazerem resultados. Mas sim coisas bem elaboradas, e que por mais que pareça básico, porém que traga alguma vantagem para o empresário. Vejo muitos portfólios com belas peças institucionais, mas e o varejo onde fica? Precisamos de gente que faça acontecer, que traga resultados, que faça o varejo parecer bonito, e não velhos jargões chatos, e digo mais, o designer que se diferenciar com varejo vai ter muitos clientes e muito trabalho.

Vamos fazer o design acontecer, mostrar que existimos e ainda, que designer e design são coisas diferentes. A mudança começa agora e pra ontem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com