TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança E Educação Especial

Artigos Científicos: Dança E Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2013  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

Para entender a inserção do/a deficiente no mercado de trabalho é importante tratarmos aqui sobre algumas abordagens na qual se discutem o conceito de Trabalho.

Algumas das abordagens são encontradas nos Manuscritos Econômico-Filosóficos e em A Ideologia Alemã por Carl Marx de maneira dual na qual num contexto trata o trabalho como uma ação existencial do próprio ser, ou seja, “como auto-gênese humana, mediante relação recíproca com a natureza, que faz do homem não apenas um ser natural, objetivo, mas um ser natural humano, um ser para si próprio, um ser universal, genérico” (Marx, 1844). Essa diferenciação do ser humano de outros animais se dá a partir do momento em que este passa a produzir para si aquilo que não é essencial para a vida e a agregar valores em cima da sua produção. Marx afirma:

É verdade que também o animal produz. Constrói para si um ninho, habitações, como a abelha, castor, formiga etc. No entanto, produz apenas aquilo de que necessita imediatamente para si ou sua cria; produz unilateral[mente], enquanto o homem produz universal[mente]; o animal produz apenas sob o domínio da carência física imediata, enquanto o homem produz mesmo livre da carência física, e só produz, primeira e verdadeiramente, na [sua] liberdade [com relação] a ela; [...] O animal forma apenas segundo a medida e a carência da espécie à qual pertence, enquanto o homem sabe produzir segundo a medida de qualquer espécie, e sabe considerar, por toda a parte, a medida inerente ao objeto; o homem também forma, por isso, segundo as leis da beleza. (MARX, 2004, apud OLIVEIRA, p.76).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com