TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Danças da cidade

Resenha: Danças da cidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

de construção dos acontecimentos, constatação dos fatos e constituição de discursos. Valorizando assim os aspectos subjetivos do comportamento narrativo, foram analisadas experiências que se alojam em fantasias, no imaginário, nas sensações e sentimentos.

A entrevista como recurso metodológico utilizado para registro possibilitou uma parceria entre quem narra e quem registra. Optei por não elaborar um roteiro que as guiasse, para não engessá-las, possibilitando aos entrevistados que discorressem sobre suas experiências com a manifestação, despertando uma motivação consciente.

Danças urbanas

As danças urbanas originaram-se nos Estados Unidos, tem seu termo utilizado pelos americanos porque não veio do meio acadêmico, surgiu do povo, das festas de quarteirão. O termo streetdance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.

Outras vertentes dizem ter se originado na época da crise econômica dos Estados Unidos, na década de 20, quando músicos e bailarinos dos cabarés, desempregados foram para rua fazer seus shows. Outro viés descreve a dança com alusão aos soldados que voltavam da guerra do Vietnã “quebrados” ou a crítica social ao expressarem movimentos robóticos que significavam a substituição do homem pelas máquinas.

Nossos entrevistados pautados em Frank Ejara1, afirmam a origem das danças em matrizes negras norte-americanas.

A partir das entrevistas construí um relato que possibilitou conhecer as bases das danças urbanas, como alguns estilos foram se constituindo e quais foram os processos de identificação, apropriação, incorporação e ressignificação da dança pelos seus praticantes.

Na década de 30 e 40, negros pertencentes às fazendas do Sul dos EUA, migraram para os grandes centros do norte do país, trazendo o blues como música rural e a música soul - que falava do sentimento deles em relação a Deus em encontros religiosos.

Nos anos 60, James Brown2, através da música funk, surge com letras diferentes que falavam de sexo, dança e festa fugindo do contexto religioso e criando um ritmo mais animado que chamavam de bounce, fazia uso dos instrumentos de sopro e os metais eram forte na música, tornando-se um ritmo revolucionário. O “funk” passa a

1 Dançarino,coreógrafo e pesquisador de danças urbanas.

2 Cantor, dançarino e produtor musical norte-americano, reconhecido como uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com