TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social

Artigo: Desigualdade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

1.1 O VÍDEO

1.2 O MUNICÍPIO

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma analise critica da sociedade capitalista com base no vídeo BMW vermelho e trazer para a realidade serviço social, nossa formação e conexão com as disciplinas estudadas,

Trata-se de uma família que ganha como premio de um concurso, um carro sem ter condições para mantê-lo pelo tempo imposto pela empresa doadora há dois anos.

A família em questão morava em um bairro pobre, sem garagem para guardar o veiculo, sem ninguém habilitado para dirigir carro, sem dinheiro e condições para manter o veiculo em dias com as obrigações legais.

Este tema proposto e vivenciado por nós em todo tempo não só por vivenciarmos situações inesperadas em nossas vidas, ais o principal a tratarmos é a exclusão social que somos expostos. São tantos aspectos sociais, os problemas a serem sanados que muitas vezes não vemos solução mesmo que um problema apenas possa ser resolvido.

São tantos infortúnios que tem que ser aos poucos resolvidos para dar soluções aos problemas em um todo.

Vamos ao longo deste trabalho situações, exemplos e questões vivenciadas para aprofundar a possibilidade de reflexão e apontamento de soluções possíveis para as desigualdades sociais e conquistas do direito de ter direito.

Este tema nos da a oportunidade de aprofundar nas questões sociais, nos proporciona a reflexão da nossa sociedade e os métodos a serem utilizados para contribuir na solução de problemas, pois vivemos em uma sociedade capitalista.

2 DESENVOLVIMENTO

1.1 O VÍDEO

O vídeo BMW VERMELHO retrata a historia de uma família de classe baixa que ganharam um premio de grande valor e não consegue lidar com ele por estar totalmente fora de suas realidades. Isto acontece após o recebimento de um telegrama mesmo sem dar importância àquele simples pedaço de papel acaba descobrindo que ganharam um carro importado num concurso: um BMW vermelho zero quilômetro e que não pode ser vendido por dois anos. O pior de tudo e que ninguém sabe dirigir e muito menos tem dinheiro para manter o veiculo. A vida da família que já era difícil fica ainda mais complicada.

O tempo passa e o automóvel acaba tempo usos extraordinários. A chegada da BMW causa uma sensação de prazer em toda a vizinhança, formando fila entre as pessoas que associa mente disputa alguns minutos para ficar dentro dele. A humilde família premiada não fica tão surpresa o quanto esperado, pois eles nem se quer sabia a tão importância da BMW.

Odilon observando todos ao seu redor na maior felicidade sem se contagiar com toda a situação, acaba sendo forçado a se mostrar feliz.

O tempo passou e com ele o carro continuava sem ser serventia nenhuma, ate que uma forte chuva viesse decidir o futuro do automóvel junto da família. Com as despesas apertando o seu bolso, Odilon que e pai de três filhos, resolve vender sua própria moradia e passa morar dentro do carro.

O vídeo retrata uma favela em são Paulo, um lugar muito pobre onde as condições de vida não são boas e as desigualdades e claramente notada.

1.2 O MUNICIPIO

Itinga. MG situada no medi Jequitinhonha, possui população predominantemente rural, cujos principais problemas são: desemprego, escassez de água e o desequilíbrio ambiental, aprovado pela exploração do granito, reflexo das políticas de desenvolvimento, que atua de forma patagônica aos anseios dos produtores familiares, desagradando às matas e secando a água, indispensável a agricultura. O município mineiro de Itinga segundo dados do IBGE, possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com