TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Comunidade e Rede Contemporaneidade

Por:   •  2/4/2019  •  Ensaio  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a diferença entre comunidade e rede?

Segundo Zygmunt Bauman, a comunidade precede você. Você nasce em uma comunidade. Você está integrado a uma comunidade onde os membros estão ligados pelos traços sociais. Em resumo, a sociedade líquida se define como uma ideologia ou condição no qual o ser humano se encontra em constantes alterações,  sendo incapaz de manter uma só forma, onde não se torna fixo referente aos sentimentos, modos, hábitos, estilo de vida, crenças, entre outros.

Rede, em resumo, é como se fosse a junção de todas as comunidades existentes na sociedade. Nesta lógica, o termo rede faz referência a todos os grupos sociais (famílias, empresas, sociedade civil, governo). Mas para Zygmunt Bauman, a rede é feita e mantida viva por duas atividades diferentes: conectar e desconectar. É tão fácil fazer amigos e depois, por qualquer motivo que seja, se “desconectar” facilmente, terminar uma “amizade” e iniciar outra, sem laços e sem expectativas.

2) Explique a ideia de “ambivalência”, ou seja o difícil equilíbrio entre liberdade e segurança!

Os laços humanos estão cada vez mais frágeis. Os relacionamentos estão embasados em aparências ou status. Qualquer simples conversa pode se tornar um relacionamento ou ser o motivo de um término. As pessoas não querem perder tempo tentando corrigir, simplesmente substituem umas as outras como se fossem objetos, sem valores sentimentais ou morais. Pessoas que possuem diversos amigos no facebook e pessoalmente fingem que não se conhecem. Citado por Zygmunt Bauman como solidão e multidão ao mesmo tempo. Alguns valores foram perdidos com o decorrer do tempo e um exemplo disso são os casamentos. As pessoas se casavam com a ideia de ficarem juntas até a morte, hoje é muito comum ouvir falar – se não der certo, separa! – Os felizes para sempre não é visto no sentido primário da palavra, a busca pela satisfação que nunca é alcançada pois, nunca será bom o suficiente para ser mantido a longo prazo. Zygmunt também espoe que o ser humano só alcançará a felicidade se possuir liberdade e segurança, pois só assim vai manter uma vida digna. Não temos a possibilidade de sermos livres e não nos sentirmos seguros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com