TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direção De Arte Em Prol Do Cliente

Trabalho Escolar: Direção De Arte Em Prol Do Cliente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  9.266 Palavras (38 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 38

RESUMO:

Esse trabalho pretende se focar na estrutura da direção de arte dentro de uma agência de publicidade, o tratamento da imagem e sua relação com o cliente e o consumidor. Mostrando a parte criativa da comunicação social e como é complicado e muitas vezes exaustivo o trabalho desses profissionais, que não são considerados “artistas” mas que produzem verdadeiras obras de artes publicitárias.

A Direção de Arte é um elemento essencial dentro de uma agência de publicidade, seu trabalho em relação à imagem é de grande importância para valorizar o produto ou serviço prestado. Junto a uma equipe de designers, pequena ou grande, dependendo do tamanho da empresa, a direção de arte se concentra na parte criativa. O objetivo é garantir que tudo cresça em harmonia, mesmo que a equipe do projeto envolva diversos designers. Seu objetivo é manter o seu estilo próprio ou da agência em que trabalha, mesmo dentro da correria de entrega de vários trabalhos, a imagem é cuidada de forma única em cada criação. Para isso interage de maneira geral com todos os profissionais da empresa para que haja uma compreensão e se obtenha o melhor resultado. Garantindo assim a qualidade estética e criativa que impressiona cada vez mais os olhos dos clientes e consumidores.

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO .................................................................................................................. 08 1. CONCEITOS DA COMUNICAÇÃO PARA SE COMPREENDER A CRIAÇÃO ..... 10 1.1 CONHECENDO PUBLICIDADE E PROPAGANDA ............................................... 11 1.1.1. Propaganda ................................................................................................................ 11 1.1.2. Publicidade ............................................................................................................... 15 1.2. CONHECENDO UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE ........................................... 19 1.2.1. Agência e anunciante ................................................................................................ 21 1.2.2. O anunciante ............................................................................................................. 22 1.2.3. Equipe das agências .................................................................................................. 24 2. AGÊNCIA-CLIENTE-CONSUMIDOR: A ARTE DE VENDER ................................ 28 2.1. PUBLICIDADE VERSUS CONSUMIDOR: A ARTE DE TRANFORMAR

PRODUTO EM DESEJO ................................................................................................... 29 2.2. A CRIAÇÃO EM PROL DO CLIENTE ..................................................................... 33 2.2.1. Identidade visual ....................................................................................................... 34 3. A DIREÇÃO DE ARTE NA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE:

UMA VISÃO GERAL ........................................................................................................ 40 3.1. A CRIAÇÃO DA ARTE ............................................................................................. 41 3.1.1. Algumas características da criação publicitária ........................................................ 42 3.2. A DIREÇÃO DE ARTE .............................................................................................. 46 CONCLUSÃO .................................................................................................................... 50 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................ 53

INTRODUÇÃO:

A necessidade de se fazer propaganda surgiu a partir da existência de uma população com recursos considerados acima do nível de subsistência, pois seria esta população que poderia adquirir produtos considerados desnecessários ou supérfluos.

No século XIX, houve um surpreendente crescimento no desenvolvimento da tecnologia e das técnicas de produção de massa, e, conseqüentemente, com a produção de mercadorias com qualidade similar e preços semelhantes, surgiu, assim, o que chamamos de superprodução de mercadorias, porém, a demanda desses produtos ainda era muito pequena.

Contudo, é somente no século XX que se vê uma real expansão da publicidade, principalmente com o advento da televisão, o que possibilitava aos consumidores um maior contato com os produtos oferecidos pelas empresas. Além disso, o grande desenvolvimento econômico pós-guerra ocorrido na Europa, foi outro fator essencial para o crescimento da publicidade, tendo em vista o aparecimento de consumidores com grande potencial de compra. E, para este público desejoso de consumo, surge então, por parte das empresas e dos publicitários, a necessidade de investir no aprimoramento e no desenvolvimento da publicidade, a fim de alcançar seu potencial máximo.

As técnicas de persuasão se encontram estruturadas de acordo com as necessidades da oferta e do ritmo das novas tendências, isto é, é preciso tornar verdadeiras, algumas falsas necessidades, com a criação de novos desejos e hábitos, remetendo constantemente o público para o imaginário consumista. Por essa razão a estratégia criativa está em constante mutação e em busca de outras fontes de inspiração. A arte visual, e tudo que ela pode desencadear, se transformou através da comunicação de massa, em um produto, do qual, pretendo estruturar (partindo da idéia de criação da imagem) esse processo tão presente nas agências publicitárias entendendo a lógica de que qualquer representação nos anúncios compreende como uma forma de viabilizar a venda de produtos e serviços em geral, feita por profissionais da área de criação da comunicação social.

1. CONCEITOS DA COMUNICAÇÃO:

PARA SE COMPREENDER A CRIAÇÃO

Para entender o foco desse trabalho, resolvi explicar separadamente, nesse capítulo, as questões gerais que vou lidar, exemplificando e me aprofundando nos conceitos e estudos, partindo da bibliografia especificada. Criando assim uma visão mais ampla da idéia apresentada. Descrevo como a publicidade e a agência atuam, com seus métodos, suas manhas e sua criatividade, para convencer o expectador da sua mensagem principal, direcionando-o ao seu objetivo maior: a venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com