TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Exames: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 8

STRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

PROFESSOR DJALMA

CUIABÁ-MT

2012

Adenir dos Santos Ramos RA 365203

Email:adenir_ramos1@hotmail.com;

Adriana Patrícia de Amorim Silva RA 377071

Email:adriana_patricia17@hotmail.com

Bárbara Pacheco dos Santos RA 368743

Email: Pacheco.barbara@ymail.com

Elaine Santos de Oliveira RA 371211

Email:elainesantos56@gmail.com

Josiane Glória de Morais Alt RA 353968

Email:josianegloria@msn.com

Rosália dos Santos Ramos RA 365206

Email:rosalia_ramos04@hotmail.com

Veronice Maria de Jesus

RA 353726

E-MAIL: veracai@hotmail.com

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Prof. Djalma

CUIABÁ – MT

2012

RESUMO

Este artigo tem como finalidade a análise do estudo da organização da educação brasileira, dando ênfases a estrutura organizacional da educação básica e educação superior. De acordo com a constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da educação Brasileira (LDB) 9394/96. Não podemos deixar de analisar as responsabilidades de cada sistema e as problematizações dos níveis de ensino no Brasil. A LDB/96 apresenta três modalidades de educação: Educação de jovens e adultos, educação profissional e educação especial. E a educação a distancia vem expandindo que é preciso de muita disciplina por não ter momentos presenciais que tem fundamento por professores e alunos separados no espaço e ou no tempo. Ter que estar motivado a entender a aula por pesquisa e intercambio, necessidades e habilidades individuais e em grupo trocar experiências, duvidas e ter resultados. A distancia não é fácil, ter que ser maduro ter motivação e ter acesso a recursos tecnológicos.

ABSTRACT

This article aims to serve as the study's analysis of the organization of Brazilian education, giving emphasis to the organizational structure of basic education and higher education. According to the 1988 constitution and the Law of Guidelines and databases of Brazilian Education (LDB) 9394/96. We cannot fail to examine the responsibilities of each system and the problematization of the levels of education in Brazil. THE LDB/96 shows three methods of education: education for young people and adults, professional education and special education. AND the education at a distance has been expanding that need a lot of discipline not to have face-moments which have their foundation by teachers and students separated in space and or time. Have to be motivated to understand the classroom by research and conversation, needs and individual skills and group exchange experiences, questions and results.

A ESTRUTURA EDUCATIVA DO SISTEMA DE ENSINO DO BRASIL

No inicio da alfabetização vários documentos foram elaborados na tentativa de normatizar a estrutura educativa do sistema de ensino no Brasil e nas ultimas décadas intensivou-se um movimento no sentido de criar um sistema único de ensino. A LDB que definiu os papeis da união, os PCNs que propuseram os conteúdos básicos, desenvolvidos na escola. O plano nacional, planos estaduais e municipais tem como objetivo adequar o PNE. A estrutura educativa do sistema de ensino do país ficou definida em ensino básico que compreende o ensino fundamental e médio e ensino superior. Não é melhor por causa das ações políticas que não da oportunidade a todos, e a situação degradante dos professores. O prof. Armando Boito Junior, o Brasil não possui um sistema escolar único, ao contrario do que ocorre nos países desenvolvidos onde a educação é prioridade.

Uma das consequências do processo de unificação que tem causado polemica foi a mudança na forma de reajuste do salário dos professores. Alguns políticos alegam o valor impagável mesmo com o complemento que a união oferece pagamento altos para vereadores e dos deputados. A estrutura do sistema educativo do Brasil é definida pela LDB como Educação Básica e Educação Superior. A primeira compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. E a educação superior que é um processo da formação humana que tem como objetivo estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. A educação básica tem por finalidade assegurar ao educando formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores e pode ser organizada em seriado, ciclos, semestres com liberdade para se fazer adequação ou progressão de alunos vindos do exterior, com base na idade, competência entre outros, sempre que as necessidades educativas exigir. Mas para se entender as peculiaridades de cada fase da formação discente é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com