TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXECUCÃO DE TITULOS EXTRAJUDICIAIS ENTRE PARTICULARES

Por:   •  15/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  6.572 Palavras (27 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 27

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

HENRY KIRIZIAN MAX STANGER

JEFREY DA SILVA CAMPOS

KEVIN ASSANO ANDREASSI

LARISSA INACIO MACHADO DA COSTA

                             

A IMERSÃO NOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE ASPECTOS PSICOFISIOLÓGICOS NO PROCESSO DE IMERSÃO

CARAPICUÍBA

2022

HENRY KIRIZIAN MAX STANGER

JEFREY DA SILVA CAMPOS

KEVIN ASSANO ANDREASSI

LARISSA INACIO MACHADO DA COSTA

A IMERSÃO NOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE ASPECTOS PSICOFISIOLÓGICOS NO PROCESSO DE IMERSÃO

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Orientador: Profa. Dra. Rosana

CARAPICUÍBA

2022

FICHA CATALOGRÁFICA

FOLHA DE APROVAÇÃO

RESUMO

A Imersão não é um campo de estudo novo, porém seus efeitos nos ambientes de jogos digitais e nos jogadores ainda é um assunto pouco explorado e com jogos digitais tendo graus de elevada imersividade faz-se necessário o estudo de tais efeitos. O presente estudo, portanto, propõe -se a ser uma introdução a esse campo de estudo a fim de ajudar na compreensão da influência do processo de imersão através dos jogos digitais.

 

palavras-chave: imersão, jogos digitais, comportamento, flow

ABSTRACT

Immersion is not a new field of study, but its effects on digital gaming environments and players is still a little explored subject and with digital games having high degrees of immersiveness it is necessary to study such effects. The present study, therefore, proposes to be an introduction to this field of study in order to help in understanding the influence of the immersion process through digital games.

 

keywords: immersion, digital games, behavior, flow

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE SIGLAS


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................6

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        13

METODOLOGIA DA PESQUISA        13

DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA        14

     

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa integra o Sistema Maximizado de Avaliação Unificada em Games (SMAUG), realizado como trabalho interdisciplinar durante todos os semestres do Curso Superior de Tecnologia em Jogos digitais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba.

Atualmente a indústria de jogos eletrônicos tem tido um faturamento anual bilionário, sendo um dos setores que mais cresce no ramo da mídia e entretenimento e, portanto, ganha destaque    na    cultura atual conquistando cada vez mais espaço na vida de crianças, jovens e adultos; tendo em consideração sua importância deu se início a essa pesquisa sobre a imersão em jogos digitais e seus efeitos psicofisiológicos.

O conceito de imersão, em especial no entretenimento, não é novo e já vem sendo estudado nas mais diferentes indústrias, no entanto há certa carência de estudos no que diz respeito a área de jogos digitais principalmente quando refletimos que imersão atualmente está intrinsicamente ligada a ela. O intuito desta pesquisa é tentar compreender a influência do processo de imersão através dos jogos digitais nos âmbitos psicológico e até mesmo físico do ser humano trazendo assim novas possibilidades para aprofundamento nas futuras pesquisas nessa área.

1.1 TEMA E DELIMITAÇÃO DA TEMÁTICA

  Este projeto de pesquisa sobre “Imersão nos jogos digitais” tem como foco um estudo dos aspectos psicofisiológicos no processo de imersão.

1.2 PROBLEMA (S) DE PESQUISA  

Neste estudo algumas questões estiveram presentes: O que são jogos digitais? O que é imersão? Como descrever imersão nos jogos digitais? Quais os graus de imersão um jogador pode atingir?  Qual o comportamento dos jogadores de acordo com os graus de imersão? Como a construção dos jogos digitais auxiliam na imersão do jogador? O que são aspectos psicofisiológicos?

1.3 HIPÓTESE (S)

Parte-se do pressuposto teórico de que os jogos digitais podem influenciar o estado mental do jogador por meio da construção e universo do jogo de modo a interferir no comportamento do jogador enquanto vivência o jogo, podendo alterar o seu humor como também a sua percepção de tempo, concentração ou até mesmo autoconsciência.

1.4 JUSTIFICATIVA

Sendo Jogos Digitais uma área relativamente nova, poucos são os trabalhos de pesquisas sobre o impacto que a imersão nos jogos tem ocasionado tanto no âmbito psicológico quanto no físico dos jogadores.

E com Murray (2003) expondo em seus estudos sobre da narrativa nas mídias digitais que as pessoas buscam por experiências psicologicamente imersivas e as mídias digitais têm uma capacidade especialmente alta de gerar imersão. E ainda com Salen e Zimmerman(2012) em seus estudos dos fundamentos do game design descrevendo que a imersão contribui para o entendimento da jogabilidade e é ponto de partida para o relacionamento do jogador com o jogo, e que jogar implica imersão; pode se começar a entender a importância da imersão para os jogos digitais e porque se fazem necessários os estudos dos estados mentais e comportamentos gerados durante o estado de imersão dos jogadores durante a sua experiência com os jogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (498.7 Kb)   docx (600.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com