TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito Borboleta - Teoria Do Caos

Exames: Efeito Borboleta - Teoria Do Caos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Paradoxal vai trazer, sempre, um assunto à ser debatido, geralmente polêmico ou de grande repercussão. Na estréia, irei falar sobre uma teoria bem curiosa, que rendeu inclusive um filme inspirado em seus conceitos: A Teoria do Caos. Algo bem misterioso e, apesar de parecer uma ideia absurda, vêm sendo estudada e pesquisas estão sendo feitas para constatar sua veracidade. Essa teoria é bem contestada por divergir muito das leis da Física (ou Leis de Newton). Em um pequeno resumo, ela fala que o mais simples desvio, a menor mudança que seja, pode provocar um efeito drástico no futuro. Ou, como muitos falam:

“A mais simples batida de asas de uma borboleta pode provocar um tufão do outro lado do Mundo”

Isso serviria para explicar os desastres que costumam acontecer, como os tornados nos Estados Unidos, os terremotos no Japão, entre outros fenômenos naturais que chegam a causar milhares de mortes. Outro fator interessante é visto quando se analisa a Teoria do Caos: Se os humanos conseguem definir fenômenos astrológicos com uma antecedência tão grande e com uma precisão quase que impecável, por que o mesmo não acontece com esses desastres naturais, ou com uma análise mais precisa de fenômenos meteorológicos? (Na parte de chuvas, nós podemos dizer que estamos avançados e continuamos avançando, porém, muitas vezes, a previsão não é certeira).

Representação da Teoria do Caos - Símbolo

Representação da Teoria do Caos – Símbolo

E é exatamente isso que esses estudos procuram mostrar: Uma ordem em fenômenos que não possuem ordem nenhuma, que são os desastres. Querem instituir uma regra para um evento totalmente desregrado, imprevisível, que pode arrasar várias vidas sem prévio aviso (esses eventos são considerados como fenômenos caóticos). O nome da “figura” que começou a analisar esses fatores foi Edward Lorentz. Em um computador, o meteorologista simulou várias condições climáticas, utilizando de várias incógnitas como o vento, temperatura, entre outros fatores determinantes. Dando esses valores, o computador simulava determinada previsão do tempo. Realizando esses estudos, o cara esperava que alterações pequenas nos valores causasse uma alteração pequena na previsão climática, mas não foi isso que o computador apontou: Essas mudanças “pequeninas” causaram um efeito desproporcional (grande) na simulação (tratando-se de poucos dias de diferença, nada de grave, porém a figura mudava de lugar quando se citava um mês ou mais)

A própria Teoria do Caos pode se aplicar na vida humana, também. Um simples evento pode causar a mudança de vários fatores em sua vida. Por menor que seja esse evento, grandes podem ser as mudanças. O simples fato de você não conseguir o emprego dos seus sonhos, acabar tendo que tentar trabalhar em outra área, faz com que você conheça outras pessoas e tenha contato com um universo completamente diferente e, consequentemente, tenha uma vida diferente também. Como se fosse uma fileira de dominós: Uma pedra derruba a outra e assim sucessivamente.

(Fontes de referência: Brasil Escola;Mundo Estranho e uma aula do meu professor de Física)

E termino por aqui o Resenha Paradoxal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com