TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Efeito borboleta

Resenha: Resenha Efeito borboleta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2



Escola básica e Secundária de Velas

Ano Letivo: 2013/2014

Disciplina: Filosofia

Turma: 10ºA

Data de Entrega: 27 de novembro de 2013

Trabalho elaborado por:

Carolina

Data de visionamento do filme: 5/6 de novembro de 2013

Local de visionamento: Velas

Título do filme: “The Butterfly Effect”, traduzido a português “Efeito Borboleta”Diretores: Eric Bress e J. Mackye Gruber

Ano de realização: 2004

Personagens principais: Ashton Kutcher como a personagem Evan e Amy Smart como Kayleigh

Motivação:

“O Efeito Borboleta” é uma expressãoutilizada na teoria do caos para fazer referência a uma das características mais marcantes dos sistemas caóticos. Este fenómeno foi pela primeira vez detetado pelo meteorologista Edward Lorenz, segundo oqual o bater das asas de um pequena borboleta no Brasil pode desencadear um tornado no Texas. E este foi o fenómeno científico que serviu de inspiração para o enredo do filme que se está a estudarneste trabalho.

No filme há presença da ação humana. Esta que foi discutida em sala de aula, assim cria-se uma relação de “Causa-Efeito”. A ação humana intervém no Agir de uma forma,mais ou menosmarcante; Há também o Fazer; e o Acontecer. No caso deste filme, os verbos mais relacionados serão os dois últimos. Estes sendo agir, que corresponde a um ato consciente, intencional e voluntário,direcionado para a concretização de um objetivo, é muito ligado a este filme, porque a personagem principal Evan, tenta vezes sem conta alterar momentos do seu passado para melhorar o presente. Mas este nãodeduz com antecedência que ao alterar mesmo um pequeno momento do passado pode alterar a sua vida e dos outros a muitos níveis. Aqui é que surge o terceiro verbo, o verbo acontecer, que por sua vez étudo aquilo a que o indivíduo (Evan) está sujeito fruto dos seus atos ou de outros elementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com