TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Sobre a Arte

Por:   •  2/11/2018  •  Ensaio  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Quando paramos para observar, podemos perceber claramente que estamos rodeados de expressões artísticas, as quais podem aparecer das mais variadas formas, por exemplo através da música que pode servir de ritmo para danças e rituais, ou mesmo quando relaxamos ouvindo uma melodia mais tranquila ao ponto de adormecermos, quando assistimos a filmes ou peças de teatro com  sensações podendo variar da alegria a tristeza, da empatia a raiva com um certo personagem ou situação, no caso das pinturas e esculturas também causando diferentes sentimentos através de representações e significados que acabamos atribuindo as obras.  

Com a expansão de nossas tecnologias, podemos afirmar que um número consideravelmente maior de pessoas tem acesso a inúmeras produções artísticas, seja pela internet (smartphones, smart tvs, computadores, tablets...), lugar em que se pode navegar de maneira livre onde o usuário escolhe o material de seu gosto e encontra material relacionado, ou seja através dos aparelhos televisivos, onde geralmente temos uma emissora, que transmite o sinal ao aparelho do usuário com toda sua grade de programação, organizada de modo que atraia a atenção do maior número de pessoas possível. Encontramos outras formas de entrarmos em contato com a arte, mas certamente as citadas acima exercem uma considerável influência em grande parte da população por trabalhar como meio de divulgação do artista e sua obra, podendo assim alcançar uma grande quantidade de pessoas.

A produção de arte afeta todos os níveis sociais e das mais variadas formas.  Essa diversidade, certamente virá acompanhada de diferentes tipos de conhecimentos, que por sua vez resulta em uma variedade imensa na hora da criação de uma obra que em seus detalhes e significados mostraram peculiaridades de uma região ou cultura. Esse fato atribui a arte, não apenas uma forma do artista expressar seu sentimento individual, mas também um recorte histórico e cultural em que o mesmo está inserido, e que através da arte, de alguma forma, irá voltar para sociedade e causar algum impacto.

Apesar de todo o reconhecimento do importante espaço ocupado no desenvolvimento humano, acabamos tratando da arte com um grande grau de descaso, pensando arte apenas como forma de entretenimento no pouco tempo livre que nos resta, além de ser meio de alívio ao estresse rotineiro dado por situações mundanas. Toda essa rotina e tão pouco tempo para reflexão, auxilia na produção de um ser alienado, que devido ao fato de estar imerso em um modo viver, aparenta ter dificuldades na hora de apreciar uma expressão artística diferente da que está habituado a consumir em sua rotina, ou até mesmo na falta de desejo em produzir algo que exija uma disposição de energia de  forma mais criativa. Esses fatos mostram que devemos repensar o jeito que tratamos a arte e se estamos dando a devida atenção e importância que ela merece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com