TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinar arte na educação de crianças

Seminário: Ensinar arte na educação de crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Seminário  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

Ensino da arte na educação infantil

Os parâmetros curriculares é observar e planejar os procedimentos para a educação infantil, o intuito é fornecer conhecimentos que colaboram para o desenvolvimento da criança, como, sua criatividade, coordenação motora, maneira de observar as coisas, a criança é comparada a um artista por causa de sua imaginação.

A educação básica se baseia nos conhecimentos artísticos, cultural, ambiental, por isso há pouco tempo foi inserida a arte na educação infantil, esse sistema colabora para o amadurecimento da criança, exemplo, brincando, fantasiando e se relacionando com itens novos, e a interação na sociedade.

A lei é bem clara, ela protege a criança em todos os aspectos, bem por isso a escola tem de seguir a exigência da lei, para que a criança tenha conforto e seja bem sucedida em seu aprendizado, então durante o planejamento do professor ele deve pensar o porque do teatro, cinema, música, canto, museu, passeios entre outros, o que as crianças irão aprender com isso, qual material irá fornecer para a criança explorar, quais tipos de desenhos elas podem fazer .

Durante a idade de 6 a 7 anos a criança tem grande facilidade no mundo artístico, ela esta no alge de expressar seus dons e sentimentos, mas é ai que acontece algumas intervenções, a maioria foca o português e a matemática, é por isso que existem poucos profissionais nesta área, invés de influenciar a criança reprimiu isso, a maioria dos professores não respeita essa fase da criança, cada criança tem seu jeito de desenhar, de se expressar, temos de valorizar cada uma delas.

O ensino da arte na educação infantil trabalha para que o aluno possa ter uma boa coordenação motora na escrita, ou conseguir diferenciar números e letras em outras disciplinas também obter mais autonomia, e pela exigência da lei a criança já começa estudar arte com idade de o a 6 anos, a escola mais influência a criança do que incentiva pelo gosto.

Esta fase é a primeira infância que é a mais importante na vida da criança, então os professores insere o ensino na criança dando pouca oportunidade de a criança se manifestar, hoje em dia isso tem melhorado as crianças já possuem um pouco mais de autonomia para se expressar, e mostrar seu potencial, a maioria das crianças produzem suas obras pelo o que elas vivenciam em seu dia a dia, pois elas também têm contato com a sociedade.

Outro item importante é a formação do professor na disciplina de arte, será que ele esta preparado possui conhecimento suficiente para orientar os alunos, qual a postura do professor, o ideal é que o professor deixe os alunos à-vontade para que os alunos tenha interesse em sua disciplina, seja flexível, e brinque. A arte favorece para a criança o aumento de estimulo individual, perceber a si mesma, o poder do bom andamento desta disciplina esta nas mãos do professor. O brincar na arte possui dois significados o professor e o aluno e o próprio aluno explorando o material usando sua imaginação.

Aqui em nosso país, as autoridades tem a visão de organizar todos os processos da educação infantil a partir daí tiveram duas visão a primeira é a pratica pedagógica é orientar as escolas apontar a realidade e a outra é utilizar os elementos já existentes nas escolas independente de estar incorreto ou não, se esta sendo prejudicial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com