TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA E A ARTE DE ENSINAR.

Exames: PEDAGOGIA E A ARTE DE ENSINAR.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  2.023 Visualizações

Página 1 de 2

2 DESENVOLVIMENTO

A pedagogia é o estudo dos métodos e princípios voltados para o ensino e aprendizagem, que tem como objetivo principal melhorar o processo de aprendizagem dos indivíduos. Através da reflexão e produção de conhecimentos.

Ao analisar a função da pedagogia percebe¬-se a necessidade de ampliar conhecimento para transmitir com dinamismo o saber e proporcionar receptividade.

A ciência de ensinar tem um amplo espaço, tendo um significado bem globalizante devendo estar em constante busca para que possa abranger a sociedade que necessita aprender com criatividade e praticidade.

Apresentada como uma reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo e práticas educativas, não se refere somente sobre as praticas escolares, abrangendo um imenso conjunto de outras práticas. Exemplos; pedagogia familiar, politica, do Trabalho, dos meios de comunicação.

Em fim a pedagogia escolar onde junto com o pedagogo estão mais centrados para uma educação mais direta e compromissadas com a prática física, mental, cultural e social. Ou seja, não está restrita apenas na área escolar, podendo promover mudanças qualitativas no desenvolvimento e aprendizagem do individuo, visando construir sujeitos melhores com capacidade de ação e reação sobre a sociedade e comunidade.

A questão do fazer pedagógico considera-se a aprendizagem um processo articulado entre o momento do aprendiz e sua historia, e as possibilidades sobre os aspectos cognitivos afetivos e sociais. Tem sido uma preocupação dos educadores comprometidos com o desenvolvimento de seus alunos nas perspectivas de formar cidadãos críticos e criativos para a sociedade.

Cabe ao professor organizar uma ação adequada para as reais dificuldades dos alunos. Uma educação de qualidade esta ligada ao fato do professor compreender que seu fazer pedagógico é também determinante para o desenvolvimento intelectual do aluno. Entende-se que todo trabalho que de alguma forma esteja direcionado a pedagogia atribuindo portanto o alcance de objetivos relativos à produção de conhecimentos. Podendo também ser realizados por outros sujeitos que não estejam em condições de professores o mesmo exige interação, possibilidades de linguagem diferentes em relação a uma proposta. Buscando um referencial satisfatório.

A base do curso de pedagogia não pode ser a docência.

A base do curso de pedagogia é o estudo de fenômenos educativos

Em sua complexidade em sua amplitude. Então podemos dizer todo trabalho

Docente é trabalho pedagógico. Mais nem todo trabalho pedagógico é trabalho

Docente. (LIBANEO 2006).

Na condição de educador é muito importante que tenha a convicção de que é preciso zelar pela liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento a arte e o saber.

.

3 CONCLUSÃO

Conclui que a pedagogia como a arte de ensinar atualmente abre- se um leque para diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho podendo interagir em diferentes atividades voltadas para o ensino e aprendizagem.

Tendo em vista a capacidade de conhecer o outro e possivelmente elaborar estratégias de ensinar e aprender as diferentes formas de concluir uma ideia sobre algo. Sendo possível com a convivência perceber a importância das diferenças entre as pessoas no seu modo de pensar e agir com liberdade para se expressar.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »