TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento De Amido

Trabalho Escolar: Experimento De Amido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  1.643 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

1.1 Objetivos

2 MATERIAL E MÉTODO

3 RESULTADOS

4 CONCLUSÃO

1 INTRODUÇÃO

As enzimas são produzidas especificamente para cada tipo de substrato então existe uma enzima especifica somente para a quebra do amido. Por exemplo. cada alimento em contato com as enzimas vai ter uma reação diferente

o processo de quebra de amido começa na boca, por isso que o sal em contato com a saliva, depois o amido ficou com uma cor alaranjada

O amido é um polissacarídeo pouco solúvel e de elevado peso molecular, é considerado uma macromolécula, está presente nos alimentos mais consumidos, ele é encontrado na forma de grãos nas sementes, caules e raizes de varias plantas como o arroz e a mandioca. Uma maneira de detectar a presença do amido em um alimento é a técnica chamada lugol que é a solução de amido.

1.1 Objetivos

O objetivo da experiência é identificar a presença do amido nos alimentos de acordo com a coloração que o iodo obtém em contato com os alimentos.

A experiência aponta de acordo com a cor do iodo, quais alimentos são amido. Quando o iodo entrar em contato com os alimentos e a cor apresentada cor de ton arroxeada indica-se que possuem amido, mas se a cor for alaranjada não possuem o mesmo.

A saliva em contato com o iodo em um alimento que apresenta amido, apresentam tons alaranjados, devido a maltose que não reage com o iodo

2 MATERIAL E MÉTODO

- 1 tintura de iodo

-Pires e mesa

- Tomate,biscoito, sal, banana e outros alimentos que se deseje testar a presença de amido ( alimentos de origem animal não contêm amido)

coloca-se um alimento no pires, adiciona algumas gotas de iodo e ele constata de acordo com a cor que ele obteve em contato com o amido quais alimentos possuem amido em sua composição.

3 RESULTADOS

Na experiência feita em sala mostrou-se que esta técnica é eficaz para se identificar o amido no alimento através do contato com o iodo, alimentos como: trigo, mandioca, arroz, milho, feijão, batata entre outros terão tons azul escuro devido a presença do mesmo.

4 CONCLUSÃO

Concluímos que alimentos com amido são ricos em carboidratos . Seu consumo é de extrema importância porque após sua metabolização o amido dará origem a glicose entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com