TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME: AMOR SEM ESCALA

Trabalho acadêmico: FILME: AMOR SEM ESCALA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

FILME: AMOR SEM ESCALAS

Correlação entre a ficção e a realidade nas organizações.

Sumário

Introdução 03

Desenvolvimento 04

Conclusão 06

Referência Bibliográfica 07

1. Introdução

Trabalho realizado através de pesquisa e estudo do filme Amor Sem Escalas, dirigido por Jason Reitman, com os atores George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrik, Jason Bateman, lançado em 2009 nos Estados Unidos.

O filme traz para a ficção fatos que ocorrem todos os dias nas empresas existentes, tanto micro empresas como multinacionais. O personagem Ryan Bingham (George Clooney), foi contrato para fazer o papel dos líderes no momento da demissão de seus funcionários. Após uma reunião com seu superior, foi apresentado uma nova tendência de trabalho, a demissão virtual, aonde os funcionários não precisarão mais estar dentro de aviões e hotéis, poderão ficar em seus escritórios para tal atividade. Após uma conversa com Natalie Keener (Anna Kendrik), ele fica preocupado em perder seu emprego, por causa da nova tecnologia a ser implantada e resolve levá-la para mostrar como realmente funciona o trabalho e o fator “contato físico”, que a atividade precisa.

Percebe-se que durante a ficção, é necessário uma alta qualidade na gestão do conhecimento, entender o que o “outro” pode e deve estar sentindo no momento em que recebe a notícia de que será demitido. Mostrar a este funcionário, que a vida não termina ali, naquela mesa de escritório, e que pode ter muito a ganhar com a demissão.

É facilmente identificado a estratégia executiva do personagem para que a situação não influencie no seu dia a dia, na sua vida pessoal, e torne mais fácil fazer o trabalho sem qualquer tipo de remorso.

2. Desenvolvimento

Ter uma estratégia dentro da empresa é primordial para que seus funcionários possam estar de acordo com a Visão, Missão, Crenças e Valores da instituição aonde trabalham.

Os objetivos estratégicos precisam estar sempre à mostra para todos aqueles que trabalham ou prestam serviço para aquela empresa, sempre buscando objetivos que possam apresentar valores a serem agregados. Pensar no futuro é traçar um planejamento estratégico, qual o caminho a ser seguido? Como será feito para alcançá-lo? Que tipo de funcionário será preciso para que a empresa alcance seus objetivos?

São perguntas que um gestor precisará responder para poder traçar objetivos juntamente com aquelas pessoas que farão parte de seu projeto. Nas empresas de hoje, se não for observado o que acontece no hoje e não ter objetivos estratégicos para o presente e principalmente para o futuro, tende a não sobreviver em um mercado altamente competitivo.

Um profissional voltado para a gestão estratégica da empresa, precisar ter o empreendedorismo no cotidiano de trabalho.

“O empreendedor é aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização” (Dornelas, 2001).

Juntamente com a gestão estratégica está interligada o conhecimento. No mercado em que se atua é primordial ter o conhecimento ao lado da empresa.

Alta pressão competitiva, globalização dos mercados, redução drástica dos ciclos de vida dos produtos, consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, acesso a informação fácil e imediata, são fatores que fazem parte do dia a dia das empresas, por isso a necessidade de ter o conhecimento sempre ao lado dos gestores.

“É um conjunto de processos que governa a criação, a disseminação e a utilização de conhecimentos no âmbito das organizações” (ANGELONI, 2002).

A informação se tornou algo primordial em um mundo altamente competitivo, com a internet à favor de todos. Entende-se que o processo de conhecimento precisa passar por cada funcionário dentro da empresa, todos precisam estar em um mesmo ambiente e tratando sobre o mesmo assunto de maneira igual, sem desigualdade de escalas ou funções.

Existem empresas que fazem do conhecimento um produto valioso para o funcionário e para o bom crescimento da empresa, apoiar e valorizar o funcionário por seu conhecimento deveria fazer parte de toda organização. Algumas, raras exceções, por sua vez, fazem com que o conhecimento e a estratégia da organização seja apenas assunto para seus gerentes, diretores e o presidente daquela empresa, que fatalmente está fadada ao insucesso.

O ideal é que todo gestor seja um multiplicador do conhecimento, estimular o senso de colaboração entre as pessoas, estimular o desenvolvimento de competências e integração do público interno, valorizar e disseminar conhecimentos e experiências, tornar cada funcionário conhecedor de tudo aquilo que a empresa tem como filosofia.

Fatores que podem ter um papel primordial dentro de uma organização que tem em um de seus objetivos é a Remuneração e Benefícios bem claros e definidos para seus funcionários.

Trabalhar em um empresa multinacional, pode ser o objetivo de alguns, mas para ter um diferencial, é preciso ter de forma clara e bem definido como aquela instituição trabalha com a remuneração e benefícios de seus funcionários. Elaborar um plano de cargos e salários de forma a ter como objetivo o aproveitamento máximo de cada participante da organização, sabendo que pode ser aproveitado por esta de forma a ter outros ganhos com cada objetivo alcançado.

Alguns funcionários terão como principal objetivo, alcançar bônus em seus salários, onde em muitos casos, isso pode ser um fator primordial para que aquela pessoa desempenhe com fervor sua obrigação. Em outros, o simples reconhecimento pelo trabalho bem feito, pode render outros fatores positivos para ambas as partes.

Em algumas empresas o único fator que pode gerar lucro é a busca de remuneração em dinheiro para seu colaborador, onde este precisa atingir uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com