TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fale sobre a MÚSICA BARROCA

Tese: Fale sobre a MÚSICA BARROCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Tese  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 6

01. Fale sobre a MÚSICA BARROCA:

a. CARACTERÍSTICAS:

A linguagem musical utilizada pelos compositores do estilo barroco tinha como principal preocupação explorar ao máximo a crença de que a música tem o poder de representar as paixões e os “estados da alma” - admiração, amor, heroísmo, ódio, desejo, alegria e tristeza; esses ideais de representação eram conhecidos como “afetos”. Os compositores entendiam que a expressão dos afetos era mais eficaz quando havia a alternância constante dos parâmetros musicais. Por isso, exploravam o contraste entre as texturas, como exemplo alternando passagens polifônicas com passagens homofônicas. Os instrumentos musicais mais característicos da música barroca foram o violino, o cravo e o alaúde.

b. INOVAÇÕES:

A perspectiva de representar musicalmente as paixões e os estados da alma humana influenciou decisivamente no surgimento de uma nova forma de arte durante o barroco: a ópera.

A ópera inaugurou muitas novas possibilidades para a utilização da voz, pois alternava vários momentos: trechos cantados, diálogos e ações dramáticas. A voz cantada passou a ser encarada como um instrumento musical e o canto era visto como algo que deveria ser constantemente aperfeiçoado. Dessa forma, os cantores desenvolveram técnicas de respiração e vibrato, conseguindo controle, potência, sustentação e floreios vocais tidos como fascinantes e que intensificam o efeito das emoções. Isso gerou o surgimento de intérpretes cada vez mais treinados, especializados em um novo tipo de arte: o bel canto. Também, com a melhoria das tecnologias de construção ao longo do século XVII proporcionou o surgimento de instrumentos mais resistentes, com maior projeção sonora e de maior afinação. Vozes e instrumentos passaram a ter funções mais definidas e contrastantes entre si, inaugurando uma nova perspectiva: o estilo concertante.

Na musica sacra os ideais da ópera acabaram influenciando o surgimento do oratório cuja música era composta para dramatizar histórias retiradas da Bíblia e os Evangelhos.

c. PRINCIPAIS COMPOSITORES:

O primeiro compositor a explorar todas as possibilidades da ópera foi o italiano Claudio Monteverdi (1567 – 1643), com Orfeu, que estreou em 1609. Orfeu é considerada a primeira ópera a obter reconhecimento de público e crítica e, desde a sua estreia, tornou-se uma referencia para muitos artistas. Em 1762, o compositor C. W. Gluck (1714 – 1787) também montou uma ópera chamada Orfeu e Eurídice. No Brasil, em 1956, a tragédia de Orfeu foi adaptada com base no contexto dos cariocas e apresentada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro pelo poeta Vinicius de Moraes.

O italiano Antônio Vivaldi (1678 – 1741) desempenhou um papel fundamental na formação do concerto como forma musical, tendo escrito mais de 500 obras desse tipo.

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), o grande mestre do estilo denominado fuga, é até hoje considerado um dos maiores compositores de todos os tempos, senão o maior.

02. Fale da PINTURA BARROCA:

a. CARACTERÍSTICAS:

Uma característica marcante da pintura barroca é o efeito de ilusão buscado pelos artistas. Isso se manifesta claramente nas pinturas feitas em tetos e paredes de igrejas ou palácios. Outra característica é a exploração do jogo de luz e sombra.

b. INOVAÇÕES:

Pintura em trompe l'oeil, aplicada em paredes e tetos (Trompe l'oeil - técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão óptica mostrando objetos ou formas que não existem realmente).

c. PRINCIPAIS COMPOSITORES:

Dentre os principais artistas do barroco europeu estão:

 Tintoretto (1515-1549), pintou temas religiosos, mitológicos e retratos, sempre com duas características bem marcantes: focou nos corpos, mais do que os seus rostos; a luz e a cor têm grande intensidade. O conjunto que formava personagens e as cores deveriam ser vistas primeiro e depois os detalhes.

 Caravaggio (1573-1610), ele procurava retratar vendedores, os músicos ambulantes, as pessoas comuns. Para ele, não havia diferença entre a beleza do povo e das classes ricas. Havia pinturas em que ele utilizava a luz para chamar a atenção das pessoas. Por essa característica, foi considerado o criador do estilo iluminista.

 Andréa Pozzo (1642-1709) pintou em tetos de igrejas e de palácios. Usava um efeito decorativo, detalhista e suas obras davam a ideia de que o céu estava perto ou se abrindo.

03. Fale sobre a ESCULTURA BARROCA:

a. CARACTERÍSTICAS:

Na arquitetura barroca o emprego frequente da coluna sinuosa é uma forma de romper com a rigidez das linhas retas da arquitetura renascentista, inspirada na antiguidade grega e romana. Mais do que a estrutura, o artista barroco buscava era o embelezamento de portas e janelas e a ornamentação dos interiores. Os materiais utilizados eram o mármore, bronze, ouro, prata, marfim, estuques e madeira policromada.

Colunas, altares e púlpitos eram recobertos com espirais, flores, monstros e anjos, num jogo de cores e formas que, juntando pintura, escultura e arquitetura, provocava um grande impacto visual. A escultura barroca privilegia o movimento.

b. INOVAÇES:

A escultura barroca contraria a ideia anterior do Renascimento: a sobriedade e racionalidade das formas.

As obras deixam de ser representadas numa atitude de repouso para serem flagradas no meio de uma ação, num dinamismo ausente no Renascimento. As vestes que envolvem as personagens aparecem quase sempre agitadas pelo movimento dos corpos ou flutuantes, impelidas pelo vento. Daí a preferência por gestos bruscos, corpos torcidos, que melhor se prestam a essa representação dinâmica.

c. PRINCIPAIS ARTISTAS:

A escultura barroca teve como principal autor Bernini.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com