TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fase Paleocristã (Século V A XV

Casos: Fase Paleocristã (Século V A XV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  205 Visualizações

A música litúrgica era organizada em cada régio de forma diferente e própria: São Efram, em Bizâncio, organizou os cantos litúrgicos e criou novos hinos estróficos; Santo Ambrósio fez o mesmo em Milão, dando nova organização musical s festas do ano litúrgico e sistematizando os quatro primeiros modos - escalas musicais - eclesiásticos; São Hilário e São Isidoro, em Poitiers e Sevilha, respectivamente, também organizaram sua maneira os cantos religiosos. Quando Gregório Magno se tornou Papa, de 590 a 604, teve uma importante preocupado: unificar a música cristâ que estava muito diversificada nos diferentes locais. Selecionou os melhores cantos, acrescentou novos hinos, sistematizou-os de acordo com as festas do ano litúrgico e codificou tudo isso em dois livros que prendeu, simbolicamente, em correntes num altar na Igreja de So Pedro, em Roma. Estes livros eram oAntiphonarium e o Cantatorium.

Gregório Magno reformou ainda a Schola Cantorum, onde os padres e missionários aprendiam a música religiosa católica - símbolo uniforme da fé cristã -, que deveria ser levada a todos os lugares do mundo, expressando a palavra de Deus.

O cantochão passou a denominar-se Canto Gregoriano em homenagem ao Papa Gregório Magno a quem atribuída sua organização.

At o ano 1000, a arte expressava, de modo predominante, sentimentos religiosos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com