TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases Do Renascimento

Exames: Fases Do Renascimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

Fases do renascimento

Podemos dividir o renascimento em três grandes fases que são elas: Trecento:XIV, Quattrocento:XV e Cinquecento:XVI, com um pequeno intervalo entre as duas últimas chamado de Alta Renascença. A seguir vamos explicar separadamente cada uma dessas fases

Trecento

O espírito renascentista alcançou sua expressão máxima nas artes plásticas.Tratava-se de uma arte baseada na observação do mundo visível e em uma série de princípios matemáticos e racionais, como equilíbrio, harmonia e perspectiva. Pouco a pouco foram sendo substituídas as expressivas formas góticas por novas linhas em conformidade com os modelos da antiguidade clássica. Nas mãos de homens como Leonardo da Vinci, a arte não foi apenas uma forma de plasmar a beleza, mas também um aspecto do conhecimento, ummeio de explorar a natureza e demonstrar a realização dos descobrimentos. A origem da arte renascentista encontra-se na Itália e foi precedida por uma fase proto-renascentista, o Trecento, que se estendeu do final do século XIII até o fim do século XIV, estimulada pelo espírito cultural franciscano. O exemplo de são Francisco de Assis incentivou diversos poetas e artistas italianos a valorizarem a natureza. As obras do mais destacado pintor do Trecento, Giotto, revelam um novo estilo pictórico preocupado mais com oespaço, os volumes e a penetração psicológica dos personagens do que com as linhas decorativas e as composições hieráticas de seus predecessores como Cimabue, Duccio di Buoninsegna e Simone Martini.

Quatrocento

A arte renascentista começou a manifestar-se plenamente no Quattrocento (século XV) em Florença. A situação econômica, social e cultural daquela cidade era favorável ao esplendor artístico. O orgulho dos florentinos expressou-se em seguida nas estátuas dos santos patronos para os nichos de Orsanmichele (Or San Michele), obra de vários artistas, entre os quais Donatello e Lorenzo Ghiberti, assim como na maior cúpula construída desde a antiguidade, erguida por Filippo Brunelleschi na catedral. Em 1401 foi realizado naquela cidade um concurso para a confecção das portas em bronze do batistério de San Giovanni, no qual o vencedor foi Ghiberti. O pagamento dessas obras escultóricas e arquitetônicas e a decoração dos palácios,igrejas e monastérios ficou a cargo de ricas famílias de comerciantes edignitários, entre as quais se destacou a dos Medici.O iniciador da pintura renascentista foi Masaccio. A monumentalidade de suas composições e o naturalismo de suas obras fazem dele uma figura essencial da pintura do século XV, como se pode apreciar nos afrescos da capela Brancacci.Outros ícones do Quatronto foram Piero della Francesca, que se sentiu atraído pelo valor da luz como elemento expressivo, e Sandro Botticelli, com quem triunfou um estilo sinuoso e refinado.

Neste mesmo século também podemos destacar a arte dos Flamengos, que utilizavam cromatismo e luminosidade diferente, não faziam pintura palaciana e em suas pinturas retravam o perfil das pessoas, frontal e cenas domésticas. Foram os Flamengos que inventaram a pintura de cavalete (1435) e a tinta a óleo.

cinquecento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com