TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Festival Alabanza

Por:   •  16/5/2015  •  Tese  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto Cultural e Turístico

Festival Alabanza de música evangélica

Realização: nome da ong

Presidente: nome do presidente da ong 

Palmas Tocantins

Introdução

        Tendo em vista que o Tocantins, estado mais novo da federação, com apenas 20 anos de criação, necessita de meios, recursos e investimentos em turismo para que o desenvolvimento desse seguimento aconteça com eficácia e organização, o Projeto Cultural e Turístico “Festival Alabanza de Música Evangélica” surge da análise, feita por esta ONG, das carências e do levantamento de possíveis eventos que sirvam como difusores das potencialidades encontradas na região.

        Este Festival tem a pretensão de elevar o nome do Tocantins no cenário musical brasileiro, uma vez que, o mecanismo que será utilizado para a realização do evento é a música popular de um seguimento social formado por trinta porcento (30%) da população do estado, além do extenso e crescente número de seguidores e simpatizantes, trata-se do público evangélico.

        O evento que reunirá tanto cantores de renome nacional e/ou internacional quanto os artistas que estão buscando oportunidades de apresentar seus talentos musicais ao grande público, pois o nível da produção é projetado para abranger todo o Tocantins e estados visinhos.

        Essa iniciativa pretende alcançar um número estimado de trinta mil (30.000) pessoas por etapa de apresentação, uma vez que, além de ser realizado em localidades (cidades) diferentes, estes pontos de realização serão centralizados, ou seja, a escolha se dará pelo tamanho populacional, ponto de circulação de outros municípios e facilidade em receber o público de outras regiões (a partir da quantidade ideal de hotéis, restaurantes, taxistas e/ou moto-taxistas e pontos turísticos).

        Com aproximadamente um milhão e duzentos mil (1.200.000) habitantes o Tocantins carece de um evento em grande porte que estimule a produção musical local e que sirva de instrumento difusor das maravilhas culturais. Portanto, há a necessidade de fazer desse projeto um gerador cultural e turístico, bem como, oferecedor de melhoria de renda, uma vez que os moradores das cidades contempladas poderão se valer de seus dons profissionais para comercializar seus produtos e aprender a se relacionar com novos públicos e possíveis fregueses.

        Durante a realização do evento, com a finalidade de divulgar as belezas naturais, culturais e arquitetônicas, serão transmitidas, via projeção em tela no palco, imagens das principais cidades, assim como dos povos, tribos indígenas e pontos turísticos de grande relevância no estado.

Um dos principais destaques será para a cidade de Natividade, eleita uma das sete maravilhas do Brasil pela Revista Caras em 2009, localizada a duzentos e dez quilômetros de Palmas (capital), e que tem um dos maiores acervos culturais e arquitetônicos.

         Apesar de ser um evento intitulado “Festival Alabanza de Música Evangélica” o público alvo serão as famílias tocantinenses e de estados visinhos, pois o fato de utilizar as músicas evangélicas como base para o desenvolvimento do projeto é tão somente o de gerar oportunidade a um seguimento que além de estar em franco crescimento é atualmente detentor de credibilidade e está despontando no mercado cultural brasileiro.

        Com essa iniciativa, que tem a pretensão de entrar para a agenda cultural e turística anual do estado, o Tocantins passa a ter um apoiador permanente da difusão do turismo e das potencialidades criativas de seu povo.

        O período de realização do evento (agosto e setembro) foi planejado de forma a não prejudicar a agenda turística e cultural que já vem sendo desenvolvida no estado desde o seu surgimento, onde, por exemplo, nos meses de junho e julho acontece em diversos municípios as temporadas de praias em rios, fazendo com que um grande percentual da população passe a habitar em tendas às margens dos rios Araguaia, Tocantins e Manoel Alves.

        Pelo fato de nesse ano de 2010 haver o processo eleitoral, onde serão eleitos os representantes do legislativo e do executivo, para que não haja favorecimento ou promoção de um candidato ou figura pública esse projeto não permitirá qualquer forma de publicidade pessoal, com exceção dos artistas e dos grupos participantes, que serão divulgados nos materiais de propaganda e marketing.

Justificativa

        O Tocantins atualmente não tem em seu cenário cultural e turístico um festival de música voltada ao público familiar que utiliza um dos maiores seguimentos sociais - os cantores evangélicos, que buscam oportunidade de divulgar seus talentos através de composições próprias ou adaptações de canções já difundidas no Brasil e em outros países.

        O projeto contempla, com grande ênfase, a difusão das atividades turísticas do estado através da promoção dos municípios anfitriões e da divulgação das principais riquezas culturais, arquitetônicas e históricas que vêem nas práticas de recepção de povos de outras regiões mecanismos de geração de emprego e renda.

        A realização de um evento desse porte depende de parcerias que apóiem as iniciativas com financiamentos e investimentos financeiros, para que todas as despesas sejam quitadas de forma que o bom andamento das atividades gere um grau de excelência no projeto e estimule o público, os participantes concorrentes, os artistas contratados e entidades apoiadoras e mantenedoras de projetos sociais.

        As parceiras com grupos musicais, órgãos governamentais, empresas e ONGs que visem a difusão do turismo tocantinense através de mecanismos sócio-culturais como as atividades artística, nesse caso a música, serão fundamentais para o processo de crescimento do estado.

         Portanto, a execução desse projeto traz ao estado novas possibilidades de expansão do turismo, das práticas artísticas e promoção social, financeira e profissional dos tocantinenses, uma vez que, o evento será um incentivador da comercialização de produtos, serviços e artes desenvolvidas pela população.

Objetivo geral

  • Promover um festival de música evangélica tendo como público alvo as famílias tocantinenses e visando a promoção das atividades turísticas do estado do Tocantins.

Objetivos específicos

  • Realizar um festival de música evangélica, onde os participantes serão bandas compostas por integrantes tocantinenses;
  • Possibilitar que toda a sociedade participe do evento e seja estimulada a se envolver com o processo seletivo durante as competições do festival;
  • Gerar na população o interesse por conhecer outras cidades do estado que possuem alguma forma de prática turística;
  • Divulgar as potencialidades turísticas do estado do Tocantins durante todo o evento;
  • Estimular a população a se envolver com mais intensidade nos eventos realizados pelos e para os públicos tocantinenses;
  • Premiar os artistas locais que mais se destacarem no festival;
  • Promover o intercambio musical entre os artistas tocantinenses e cantores de renome nacional e/ou internacional que serão contratados para participar do evento;
  • Desenvolver a sustentabilidade social através do incentivo a prática do turismo no estado do Tocantins;
  • Conscientizar a população a cerca da necessidade de ajudar as camadas mais carentes da sociedade, através da arrecadação de mantimentos não perecíveis durante a realização do evento.

O Festival Alabanza

        Projetado para ser inserido no cenário cultural anual do Tocantins o evento destina-se a dois fins, o primeiro será a promoção das atividades culturais e artísticas, onde os grupos musicais do estado terão a oportunidade de apresentar em palcos de grande porte, em uma estrutura que comporta até trinta mil (30.000) pessoas, tendo como prêmio para o primeiro colocado a gravação de um CD com canções próprias, além da oportunidade de apresentar nas maiores cidades tocantinenses dividindo palco com cantores de renome nacional e/ou internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com