TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filhos de cronos

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 10

PRATICA PEDAGÓGICA II

PLANO DE AÇÃO

  1. IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: Santa Bartolomea Capitanio

DISCIPLINA: Educação Física

PROFESSORES: Caroline Sousa

                              Eder Ricardo

                              Raissa Viana

Regiane silva

                              Roberto Façanha

                              Ruan Tolosa

                              Suane Karen

                             

CARGA HORÁRIA: 20 horas semanais.        

  1. APRESENTAÇÃO:

  No ambiente escolar, o ensino de algumas modalidades são ignoradas, por muitos professores de educação física, restringindo o conhecimento e a aprendizagem dos alunos, entre elas está o atletismo, que segundo Matthiesen e Fioravante (2008) é esquecido no cotidiano escolar, devido à falta de espaço e materiais para a sua realização. Entretanto, se esquece a diversidade motora que é necessária ser vivenciado pelos alunos, as quais são proporcionadas a vivencia dessas experiências através do atletismo. E as atividades rítmicas são conteúdos da Educação Física escolar, uma vez que integram a cultura corporal de movimento. Assim, essas práticas corporais possuem o mesmo grau de importância dos demais conteúdos dessa disciplina.

O desconhecimento de práticas modificadoras e adaptadas da seguinte temática: Atletismo e atividades rítmicas, far-se-á entender que o não domínio destas praticas acaba por efetivar a exclusão destas disciplinas nos planos didáticos do professor de educação física.

  Contudo, essas práticas não estão sendo aplicadas em sua totalidade, já que Brasil (1997) cita que é necessário que essas experiências sejam integradas nas mais variadas situações. Quando se aplica apenas modalidades esportivas específicas, se restringe essas possibilidades. Já a aplicação do atletismo e das atividades ritmicas tem um padrão inverso, pois o atletismo não é apenas uma modalidade, mas uma variedade de movimentos que compõe a base do desenvolvimento motor (JONATH, HAAG e KREMPEL, 1977 apud OLIVEIRA, 2006) e as atividades rítmicas Contém inúmeras possibilidades de ensino, a presença dessas práticas corporais, se torna essencial para uma educação integral dos alunos. Isto porque, por meio das atividades rítmicas e da dança, o aluno terá a oportunidade de conhecer e vivenciar as diversas manifestações culturais, nelas contidas. Segundo Verderi (2000, p. 33): “a verdadeira educação deve formar o homem para a vida, devemos a nossos alunos formação de valores, de metas.”

  Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a importância da aplicação do atletismo como atividade básica para o desenvolvimento motor aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, observando a importância das mais variadas experiências motoras nesta fase, para a realização de novas atividades com maior complexidade de movimento posteriormente, e verificar a aplicação do atletismo dentro das séries iniciais do ensino fundamental, de acordo com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física, analisando as facilidades e dificuldades encontradas na sua aplicação dentro das escolas e também destacar a relevância das atividades rítmicas e dança na escola, apresentando uma proposta de sistematização/organização desses conteúdos para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

III- JUSTIFICATIVA:

Através das observações feitas anteriormente percebe-se um bom relacionamento entre professor-aluno nas aulas de educação físicas e com base nessas conclusões ver se a necessidade de aplicação de temáticas referentes a proposta de atletismo Lúdico e atividades rítmicas.

Pouco se vê os professores de educação física atuantes na área utilizarem estas temas dentro de suas disciplinas, mesmo depois de se tornar oficialmente necessário o cumprimento de tais propostas pelos parâmetros curriculares de educação física.

Dar-se então a partir deste conceito o cumprimento do devido plano de ação dentro do meio escolar para crianças do ensino fundamental I.

IV- OBJETIVOS GERAL:

Aplicar diretamente a inclusão da matéria atletismo Lúdico e atividades rítmicas dentro do pressuposto momento da grade escolar do ensino fundamental I.

V- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*auxiliar no desenvolvimento psíquico motor da criança

*mostrar como incluir tais matérias (atletismo e atividades rítmicas) dentro da quadra.

* Aprimorar a habilidade de correr com velocidade e boa coordenação motora.

* Auxiliar da descoberta do próprio corpo e das suas capacidades motoras.

* ajudar a concepção das:

  • Dimensão conceitual - trabalhar a história das danças: Samba de Roda, Dança do Pezinho, Quadrilha, Catira e Carimbó. O conceito da palavra ritmo, bem como, a sua importância, uma vez que se trata de algo onipresente. Além disso, refletir sobre a questão do gênero e da pluralidade cultural nas atividades rítmicas, sobretudo, nas danças.
  • Dimensão procedimental- vivenciar as atividades rítmicas que envolvam percussão corporal, exercícios rítmicos com a utilização de materiais e brincadeiras cantadas e danças das regiões brasileiras, tais como: Samba de Roda, Dança do Pezinho, Quadrilha, Catira e Carimbó. Desenvolver atividades práticas, que permitem aos alunos a oportunidade de expressarem sua criatividade e autonomia, por meio dessas práticas corporais.
  • Dimensão atitudinal- fazer com que aula, se torne um ambiente, em que o respeito mútuo, a cooperação e a solidariedade, prevaleçam em todos os momentos.

VI- CONTEUDOS:

Atletismo Lúdico:

-corridas e saltos

-lançamentos e arremessos

Atividades rítmicas:

-percussão corporal

-Exercícios rítmicos com a utilização de materiais: como pular corda; atividades que envolvam a utilização de materiais como bolas, bastões, entre outras.

-Brincadeiras cantadas: que são maneiras de brincar com o corpo, a partir da relação entre movimento corporal e expressão vocal, sejam na forma de músicas, frases, palavras ou sílabas ritmadas. Além disso, envolvem musicalidade, dança, dramatização, mímica e jogos, podendo, ser caracterizadas como formas de expressão do corpo que integram a cultura popular (LARA; PIMENTEL; RIBEIRO, 2005), como rodas cantadas ou cirandas, parlendas, acalantos, brincadeiras de mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com