TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Comunicação do Projeto

Tese: Gerenciamento de Comunicação do Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 4

vcccO gerenciamento das comunicações do projeto é a área de conhecimento que emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada. Os processos de gerenciamento das comunicações do projeto fornecem as ligações críticas entre pessoas e informações que são necessárias para comunicações bem-sucedidas. Os gerentes de projetos podem gastar um tempo excessivo na comunicação com a equipe do projeto, partes interessadas, cliente e patrocinador.

Todos os envolvidos no projeto devem entender como as comunicações afetam o projeto como um todo. Os processos de gerenciamento das comunicações do projeto incluem os seguintes (PMI, 2004):

- Planejamento das comunicações – determinação das necessidades de informações e comunicações das partes interessadas no projeto.

- Distribuição das informações – colocação das informações necessárias à disposição das partes interessadas no projeto no momento adequado.

- Relatório de desempenho – coleta e distribuição das informações sobre o desempenho. Isso inclui o relatório de andamento, medição do progresso e previsão.

- Gerenciar as partes interessadas – gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas no projeto e resolver problemas com elas.

Segundo Maximiano (2002) o processo Planejamento das comunicações determina as necessidades de informações e comunicações das partes interessadas; por exemplo, quem precisa de qual informação, quando precisarão dela, como ela será fornecida e por quem.

Embora todos os projetos compartilhem a necessidade de comunicar as informações sobre o projeto, as necessidades de informações e os métodos de distribuição variam muito. Um fator importante para o sucesso do projeto é identificar as necessidades de informações das partes interessadas e determinar uma maneira adequada para atender a essas necessidades.

Vale ressaltar a escolha do meio de comunicação escolhido. Hoje dispomos de diferentes tecnologias e meios de acesso. A telefonia celular evolui a cada dia e disponibiliza meios e métodos específicos de comunicação. Isso sem falarmos dos comunicadores que encontramos disponíveis na internet.

Em quase todos os projetos, a maior parte do planejamento das comunicações é feita como parte das fases iniciais do projeto. No entanto, os resultados desse processo de planejamento são reexaminados regularmente durante todo o projeto e revisados conforme necessário para garantir que possam ser aplicados continuamente.

8.2. Gerenciamento de Riscos do Projeto

Apesar da importância, a gestão do risco ainda não é uma prática comum nas organizações. Logo,não existe uma cultura sobre o tema em diversos setores. O gerenciamento de riscos hoje apresenta-se com uma abordagem estruturada com emprego de técnicas e ferramentas que permitem ao gestor gerenciar, pró-ativamente, os impactos das incertezas. O risco é um evento ou uma condição incerta que – se ocorrer – terá um efeito positivo ou negativo sobre um ou mais objetivos do projeto. A ocorrência de um evento incerto pode produzir um efeito benéfico para o projeto (ARAÚJO e BARBOSA, 2008).

Na busca do retorno de seus investimentos, as empresas necessitam avaliar, de forma transparente, a geração de valor e o grau de exposição ao risco. Logo, os gestores devem adotar ferramentas, para tomar decisão que permita gerenciar os riscos dos mercados em que atuam, para identificar as oportunidades e ameaças existentes no negócio e para planejar as respostas aos riscos com as ações que irão adotar.

Entre os objetivos do gerenciamento de riscos estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com