TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Projetos - Vantagens E Desvantagens

Artigo: Gerenciamento De Projetos - Vantagens E Desvantagens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  1.939 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento de Projetos – vantagens e desvantagens

Falar em vantagens e desvantagens do gerenciamento de projetos, da gestão por projetos, nós podemos e conseguimos falar sobre isto? podemos medir isto? Como saber se vale à pena, se uma pessoa, física ou jurídica, deve agir sempre executando suas ações como se fossem projetos e quais os motivos que levam alguém a atuar desta forma?

Perguntas como as acima são comuns no dia-a-dia, tanto para profissionais responsáveis pela gestão de grandes empresas quanto de médias e pequenas. Mas além dos responsáveis por empresas, temos também os que pensam na gestão de suas próprias vidas particulares e não só a profissional.

Temos também que o que é iguais a todos estes profissionais é a dúvida com relação a trabalhar por projetos e até saber o que é isto. Temos que muitos trabalham e vivem sem ter esta noção de forma consciente, mas o que é certo é que todos visam resultados positivos para seus negócios e suas vidas. E é na busca destes resultados que muitas vezes os projetos não são trabalhados como projetos, pois a questão custo x benefício se torna empírica, deixando o que seria sensato, racional em relação ao emocional.

Este dilema, se deve-se trabalhar na gestão com foco em projetos, se faz presente em todos os projetos, tanto nos formalmente estabelecidos quanto nos totalmente informais, tanto nos que tiveram ações e processos planejados, custos estudados recursos estudados, prazos definidos, quanto nos que foram executados por inércia.

Pense em executar a gerência de projetos, a gestão destes, como algo vantajoso. Portanto, pense em executar a gestão por projetos quando a pessoa jurídica ou física envolvida já executou as ações necessárias para trabalhar de forma estruturada. Esta seria uma boa teoria, mas para colocá-la em prática o que é necessário? É necessário que um projeto anterior seja executado, pois sem isto alcançar um ponto propício para trabalhar por projetos pode ser algo muito doloroso.

Se, então, para poder pensar em trabalhar por projetos, gerenciar seus negócios e vida como projetos, é necessário montar e executar um projeto, temos que trabalhar desta forma pode ser difícil, poderá se tornar vantajoso, mas para que isto ocorra realmente é necessário que algumas ações paralelas ocorram. É preciso que processos sejam definidos, estratégias a curto, médio e longo prazo sejam pensadas e montadas, que a equipe, não importa por quantas pessoas seja formada, tenha consciência da necessidade de se organizar para crescer.

A partir do momento em que todos os profissionais da organização conseguem visualizar que pertencem a algo maior, a um objetivo definido e com clareza do que deve ser feito para se chegar a este objetivo tem-se, então, que a gestão por projetos está funcionando e, portanto, se faz vantajosa. Caso contrário toda ação poderá ter uma reação desastrosa ou no mínimo inesperada.

Traga este pensamento para seu dia-a-dia e elabore suas idéias visando chegar a resultados concretos, independente se o resultado é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com