TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graduacao Em Educacao

Artigos Científicos: Graduacao Em Educacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Sobre o curso

Os conteúdos do curso foram distribuídos de acordo com as especificidades da área de Arte-Educação: Fundamentos e Métodos da Arte-Educação; Artes Visuais; Teatro, Música e Dança para Educadores; Estética e História da Arte; Arte e Tecnologia; Gravura; Planejamento Visual Gráfico; Museologia/Curadoria/Ação Educativa; História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena; Folclore; Desenho Geométrico.

Por áreas que contemplam os conteúdos referentes à Formação de Professores: Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação; Sociologia da Educação; Psicologia da Educação; Didática Geral; Políticas da Educação Básica; Fundamentos da Educação Inclusiva. E por disciplinas que além de promoverem a formação profissional dos estudantes ampliam seu universo cultural: Estágio Supervisionado; Atividades Acadêmica-Científica e Culturais; Antropologia Teológica; Trabalho de Conclusão de Curso; Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação.

Além desses conteúdos, sob a orientação do professor, o aluno desenvolverá um Projeto de Prática. Trata-se de uma atividade cujo objetivo é relacional a teoria com a prática docente. Desta maneira, além dos conhecimentos específicos do universo artístico, o aluno terá contato com as modernas linhas de pesquisa, que enriquecerão sua atuação profissional, aliadas a um constante processo de reflexão.

Perfil do profissional

O Arte-Educador será capaz de utilizar-se de novas formas expressivas e educativas ligadas ao meio artístico, da tecnologia, da museologia, da curadoria, da educação patrimonial e, principalmente, nas questões educativas que fundamentam o ensino da arte. Desenvolverá autonomia na produção e na difusão do conhecimento, principalmente a partir de sua prática pedagógica. Será capaz de elaborar um projeto Político-Pedagógico a partir de análises críticas ligadas ao universo escolar, adquirindo, assim, consciência da chamada formação permanente. Enfim, terá plena noção do que é ser um profissional da área de educação que usa a Arte como meio de conhecimento.

Campo de atuação e mercado de trabalho

O curso de Licenciatura em Arte - Artes Visuais é um curso que dará condições aos futuros educadores arte-educadores de participem ativamente de todo o complexo processo ensino/aprendizagem tendo consciência de que a Arte é uma importante área do conhecimento humano, que fala profundamente de nós mesmos e que pode transformar realidades de uma maneira positiva. Portanto, trata-se de uma área que precisa ser valorizada nos meios educacionais.

E para tanto é necessário a atuação de profissional comprometido, que compreende a Arte não só como manifestação original do ser humano, mas como uma possibilidade de adquirir conhecimento sensível-cognitivo voltado ao fazer, ao apreciar e à reflexão sobre sua história e seus contextos.

O profissional formado em Educação Artística poderá atuar no Ensino Básico (Fundamental e Médio); poderá se especializando em História da Arte, Crítica de Arte, Arte e Educação; Arte e Terapia; Museologia. Também abre possibilidades para que os alunos possam executar trabalhos de Curadoria, de Ações Educativas, além de poder atuar em Organizações Não-Governamentais, Centros Culturais, Coordenação de Eventos Culturais. Poderá atuar também nas áreas de criação, design, publicidade, ilustração. Enfim, pode exercer várias atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com