TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BARÃO – EAD CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA Pós – Graduação em Educação Infantil

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.826 Palavras (40 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 40

     CENTRO DE ENSINO A DISTANCIA[pic 1][pic 2]

– A EDUCAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS –

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATRIBUIÇÕES E CONSEQUÊNCIAS

CLEUNICE FRITZ GRABIA

SANTO ANGELO - RS

2015

     CENTRO DE ENSINO A DISTANCIA[pic 3][pic 4]

– A EDUCAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS –

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATRIBUIÇÕES E CONSEQUÊNCIAS

Trabalho apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Pedagogia – Educação Infantil, do Centro de Ensino à Distância Barão de Mauá, como requisito para a obtenção do título de Especialista, sob orientação da professora Carolina Donega Bernardes.

Aluna: Cleunice Fritz Grabia

SANTO ANGELO - RS

2015

[pic 5]

EPÍGRAFE

"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo".

Paulo Freire

[pic 6]

RESUMO

Considerando a relevância da Educação Infantil, como etapa da Educação Básica, torna-se necessário averiguar caminhos que podem conduzir a uma educação de qualidade de modo a atender todos os aspectos envolvidos nesta fase do desenvolvimento humano. Para tanto, o referido trabalho tem como tema “A ludicidade na Educação Infantil: atribuições e consequências”, no intuito de investigar a contribuição da ludicidade para o desenvolvimento da criança ao longo na Educação Infantil. Neste contexto, a ludicidade é vista não como algo indissociável da criança, mas sim, como uma possibilidade de contribuir para o desenvolvimento infantil, pleno e global. Propõe-se oferecer dentro das instituições de Educação Infantil atividades lúdicas orientadas e supervisionadas por profissionais competentes, como um caminho prazeroso para aprender através de atividades que auxiliem na sua socialização, auto-estima, desenvolvimento psicomotor, habilidades de pensamento, desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral.

Palavras – chave: Educação, Infantil, ludicidade.

[pic 7]

SUMÁRIO[pic 8]

INTRODUÇÃO        06

1 A EDUCAÇÃO INAFNTIL E SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS E PEDAGÓGICOS        08

1.1 ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL        08

1.2 ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL        11

1.3 ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL        13

2 A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL        17

2.1 A LUDICIDADE E A INFÂNCIA – CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS        19

3 A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL        23

3.1 ATRIBUIÇÕES E CONSEQUÊNCIAS DA LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR NA INFÂNCIA        25

3.2 A AÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL        27

CONSIDERAÇÕES FINAIS        31

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        33

[pic 9]

INTRODUÇÃO

A infância é a fase do brincar, do faz-de-conta, do jogar e de ouvir e criar histórias; assim, são notáveis as inúmeras atividades pertinentes à infância que são permeadas pela ludicidade. E, é através destas ações que a criança satisfaz grande parte de seus desejos, interesses e necessidades. Sendo assim, o lúdico exerce uma função essencial no processo de desenvolvimento infantil, visto que a brincadeira é algo inerente da criança e passa a ser a melhor maneira de refletir e descobrir o mundo que a cerca.

O referido trabalho aborda as atribuições e consequências da ludicidade na infância, especialmente, como um caminho para se oferecer uma Educação Infantil de qualidade de modo a favorecer a socialização, auto-estima, desenvolvimento psicomotor, habilidades de pensamento, desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral. Neste contexto, o objetivo principal deste estudo trata de investigar a contribuição da ludicidade para o desenvolvimento da criança ao longo na Educação Infantil, compreendendo a ludicidade não como algo indissociável da criança, mas sim, como uma possibilidade de contribuir para o desenvolvimento infantil, pleno e global.

A metodologia utilizada para a realização deste estudo trata de uma revisão bibliográfica, reunindo a busca, leitura e interpretação de determinadas leis, artigos científicos e obras para a compreensão de aspectos históricos e legais da infância e seus avanços ao longo do tempo. Além do mais, buscou-se compreender importantes doutrinas de estudiosos como Wallon, Vygostsky e Piaget, dentre outros, a fim de elucidar aspectos pertinentes ao desenvolvimento infantil e referenciados pela ludicidade. Cabe salientar que a referida revisão bibliográfica, de acordo com Cerco e Bervian (1983), visa reunir, analisar e discutir informações, ideias e conclusões apontadas em outros estudos já publicados, objetivando fundamentar teoricamente o determinado tema.

Considerando aspectos importantes da Educação Infantil e da criança ao longo da história, o primeiro capítulo aborda dados históricos, legais e pedagógicos desta fase e etapa da educação brasileira, a fim de esclarecer a evolução dos fatos ao longo dos tempos. O segundo capítulo trata de elucidar conceitos de alguns estudiosos acerca do desenvolvimento infantil a partir da ludicidade, destacando a estreita relação entre o lúdico e a infância. Por fim, o terceiro capítulo enfatiza as atribuições e consequências da ludicidade no contexto escolar da Educação infantil, com destaque para a ação do profissional para que se confirme uma ação pedagógica com coerência e satisfatória para o desenvolvimento infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67 Kb)   pdf (405.7 Kb)   docx (892.5 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com