TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas do programa de educação pós-graduação no campo da educação

Projeto de pesquisa: Normas do programa de educação pós-graduação no campo da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

Normas do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da PUC-SP, para elaboração de textos

(3a. ed. corrigida, 2014)

1. A estrutura de projetos de dissertações e teses

1.1 Estrutura básica

A estrutura básica proposta para a elaboração de projeto de pesquisa deve contemplar os seguintes itens: a) Resumo; b) Introdução e Justificativa; c) Definição do tema e do problema; d) Objetivos; e) Hipóteses; f) Procedimentos da pesquisa; g) Procedimentos da análise; h) Cronograma de execução; i) Referências bibliográficas; j) Anexos (se for o caso).

1.2 Detalhamento dos itens de estruturação do projeto

a) Resumo: o resumo deve conter, sinteticamente, as informações mais significativas acerca do projeto. [Veja o modelo no Anexo 1.]

b) Introdução que contenha a justificativa teórico/prática: devem ser especificadas, neste item: a(s) área(s) temática(s) à(s) qual(is) o projeto se vincula; são imprescindíveis as considerações teóricas sobre os principais conceitos que envolvem tal(is) área(s), seja a partir de um referencial teórico adotado, seja com base na identificação de problemas que merecem ser investigados, depreendida de pesquisas e estudos de tal(is) área(s); em qualquer caso, deve-se delimitar o objeto de estudo bem como proceder à revisão bibliográfica a ele referente e aos aspectos específicos que se pretende privilegiar, bem como destacar a relevância (social, teórica ou outras) do trabalho a ser desenvolvido. No caso do doutorado, o projeto deve conter ainda os desdobramentos lógicos que configuram a questão/problema, a contribuição para a teoria ou para a prática que o tema envolve.

c) Definição do tema e do problema: no caso do tema, apresentar o assunto na forma específica em que ele será tratado; no caso do problema, formulá-lo através de uma pergunta central que pode ser a expressão de um conjunto articulado de outras perguntas.

d) Objetivos: à luz do que foi apresentado nos itens anteriores, descrever os objetivos, gerais e específicos, de forma clara e operacionalizada.

e) Hipóteses: a formulação de hipóteses, na forma de hipótese científica (causal ou correlacional) ou de hipóteses estatísticas a ser testadas, depende da área de estudo ou da configuração particular da pesquisa. Em pesquisas de caráter exploratório, em que o campo de investigação não está claramente configurado, ou na circunstância em que primeiro é necessário levantar dados, informações, documentos etc. a formulação de hipóteses pode ser uma etapa posterior. Há também aqueles casos em que o pesquisador, em decorrência do referencial teórico adotado, não considera crucial a explicitação de hipóteses. Isso não significa a ida a campo sem intencionalidade ou orientação teórica, mas expressa a decisão deliberada de postergar, para fins de pesquisa, a formulação de hipóteses específicas.

f) Procedimentos da pesquisa: para a definição dos procedimentos da pesquisa, deve-se partir, pelo menos, dos seguintes pressupostos:

f1) entende-se que toda pesquisa comporta a dimensão teórica, seja ela científica ou filosófica; em ambos os casos, a pesquisa exige procedimentos e métodos específicos da ciência ou da reflexão filosófica;

f2) a pesquisa científica implica estudo empírico que, por seu turno, supõe o uso de informação disponível e/ou sua produção, bem como o estabelecimento de relações entre a empiria e a teoria; entendida a empiria de forma ampla e a teoria como expressão concreta do real;

f3) a investigação científica implica a escolha e a utilização justificada, teórica e prática, de conceitos, instrumentos de análise e revisão bibliográfica, seja do ponto de vista metodológico, seja da perspectiva do conteúdo a que o tema e o problema se referem. Portanto, aqui devem ser indicados os textos a ser lidos e os principais conceitos a ser utilizados, sempre em conformidade com os objetivos, isto é, deve estar claro o porquê da escolha destes textos e conceitos;

f4) a dimensão empírica da pesquisa exige definições muito claras seja para avaliar a sua exequibilidade, seja para dimensionar tempo, recursos etc., necessários à realização do projeto. Nesse sentido, se o projeto demandar levantamento e estudo de documentos, impressos, filmes etc., é necessário saber se tais fontes existem, se estão disponíveis, se podem ser consultados etc. Caso envolva entrevistas, questionários, escalas ou provas padronizadas, por exemplo, é necessário explicitar quais as características ou modelo do(s) instrumento(s), número de sujeitos da amostra, o perfil dos entrevistados (sexo, idade, faixa etária, condição profissional, nível de escolaridade ou outras características consideradas importantes para o estudo), os critérios de escolha que serão adotados; enfim, são necessários o plano de amostragem e o(s) modelo(s) do(s) instrumento(s) a ser utilizado(s). Em suma, há necessidade de definição clara dos instrumentos e das técnicas de que se fará uso, justificando-os e, quando possível, especificando seus elementos constitutivos. Vale ainda insistir quanto à especificação dos procedimentos de pesquisa acerca do seguinte aspecto: é necessário descrever o mais detalhadamente possível e em sequência as etapas da pesquisa. Se for pesquisa qualitativa, dizer como pretende coligir e dispor o material a ser analisado; se for pesquisa quantitativa, incluir também as medidas e os testes estatísticos a serem adotados.

g) Procedimentos da análise: indicar as formas e as técnicas pelas quais os dados ou informações serão analisados, tomando por base as escolhas teóricas e metodológicas, bem como as características da pesquisa que se pretende desenvolver.

h) Referências bibliográficas: adotar as Normas para elaboração de textos.

i) Cronograma de execução: descrição detalhada das atividades, divididas por semestres.

j) Anexos: referem-se a documentos, tais como: legislação, normas, fotografias, entrevistas, quadros, tabelas etc., desde que não sejam incorporados ao corpo do projeto. Este item deve ser contemplado na medida em que seja indispensável ao pleno entendimento do projeto de pesquisa.

2. Teses e Dissertações

2.1 Da apresentação do Trabalho

2.1.1 Capa

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com